Além do tradicional pão quentinho, as padarias brasileiras estão agregando novos produtos às suas prateleiras. As vendas dos produtos de revenda seguem em ritmo crescente anos após ano.
De acordo com estudo do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) em 2020 itens como descartáveis, leite em pó, achocolatados, frutas, entre outros, foram responsáveis por 38,35% do faturamento das padarias brasileiras. Dentre as 50 empresas pesquisadas, em oito estados brasileiros, 88,89% registraram aumento em produtos de revenda.
Segundo o presidente da Abip, Paulo Menegueli, o crescimento de itens de revenda revela uma adaptação do setor diante da crise e das necessidades dos clientes.
“O consumidor está mais exigente e deseja que suas necessidades sejam supridas de forma eficiente e qualificada. Isso significa que durante a compra do pãozinho de qualidade ou do lanche com amigos e familiares na padaria ele também quer ter a facilidade de ter a mão um item, que pode estar faltando para o jantar, ou comprar os descartáveis que vai usar para servir o bolo e os salgados comprados na padaria”.
Menegueli também pontuou que com a restrição de circulação de pessoas durante a pandemia da Covid-19 esse movimento de ampliação de mix de produtos, para atender a demanda dos clientes, foi potencializado; e acredita que essa é uma tendência que continuará em ascensão.
Extra:
Em 2018, os produtos não panificados eram responsáveis por 33,61% do faturamento de uma padaria. Em 2019, essa porcentagem subiu para 36,18%; e em 2020 atingiu 38,35%.
Fonte:
https://www.abip.org.br/site/padarias-se-adaptam-e-vendem-mais-do-que-pao-produtos-de-revenda-correspondem-a-3835-do-faturamento/