O Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha para
Construção do Estado do Rio Grande do Norte Natal, promoveu em 2020, através do
Projeto Procompi, a consultoria empresarial da Anima sobre Custos e Formação de
Preços para a Cerâmica para cerâmicas associadas.
A
consultoria, aplicada através de um método claro, com levantamento de dados
consistentes, de forma disciplinada e que define indicadores, garante inúmeros
benefícios para a empresa, entre eles: a percepção do custo real, conhecer a
lucratividade, conhecer o limite mínimo do preço de venda, redução de riscos e,
principalmente, ter a empresa em suas mãos.
Para o
diretor da Cerâmica T. Melo, Ciro Melo, mediante as dificuldades naturais do ramo
ceramista de acompanhar cada uma das despesas dos diversos departamentos da
produção, pela própria falta de padronização dos preços da matéria-prima, no
caso da argila, e insumos, como lenha e combustíveis que não inerentes ao
setor, a oportunidade de realizar uma Consultoria voltado ao estudo específico
dos custos de cerâmica foi muito enriquecedora.
Por isso, ressalta “com a consultoria, conseguimos nos debruçar sobre cada área da empresa e coletar as informações necessárias para fazer uma análise mais crítica sobre o direcionamento dos gastos atuais. E, consequentemente, estudar a melhor forma de elaborar o planejamento financeiro para o futuro da fábrica”.
A importância
de conhecer os custos dos processos e insumos da empresa, principalmente no
momento atual, diante de muitas incertezas e muitos aumentos de preços em toda
a cadeia de fornecimento é imprescindível, foi o que pontuou o diretor da
Cerâmica do Gato, Vínicius Costa Lima, que também realizou a consultoria. “Não
conhecer seus custos, pode gerar enormes prejuízos, não permitindo o empresário
saber qual o preço certo de venda”, destaca.
A
responsável pela consultoria, Ana Alves, fundadora e diretora executiva da
Amina Consultoria Empresarial, é economista e possui MBA em Administração
Estratégica e é Mestranda em Sociobiodiversidade e Sustentabilidade. Com mais de
vinte anos de experiência, atuou em empresas nacionais
e em multinacionais em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais como Diretoria Administrativa
e Financeira.
Com
bagagem de sobra, Ana Alves, afirma que toda consultoria é benéfica na medida
em que traz uma nova visão, novos conhecimentos que podem ser implementados na
empresa. Mas que no caso da consultoria específica para a cerâmica vermelha
desenvolvida pela Anima, existe um diferencial. “Temos o estudo específico para
o setor que é dividido em três etapas: desenvolvimento, análise e implantação. Estamos
utilizando uma plataforma digital, muito bem aceita que permite uma melhor
percepção da margem de contribuição, de lucro, dos produtos e definição do
preço de venda”, finalizou.
Para o
ano de 2021, o Sindicato pretende incentivar que as cerâmicas continuem
investindo na capacitação de seus colaboradores e em novas tecnologias.
“Contaremos
com a parceria do SEBRAE, que nos atende pelo Projeto SebraeTec, para darmos
continuidade às capacitações. A visão empresarial está em constante mudança e temos
de nos adequar, principalmente, buscando mais conhecimento, o mercado nos cobra
isso e precisamos valorizar e vender cada vez mais qualidade e preço justo”
afirma, Terceiro Melo, presidente do Sindicer/RN.