Pesquisa inédita realizada pela Hibou, especializada em monitoramento de mercado e consumo, apurou a relação dos brasileiros com o consumo de moda. Realizada digitalmente com mais de mil entrevistados, em todas as regiões do país, entre 10 e 14 de setembro, a pesquisa mostra que 89% dos brasileiros preferem adquirir roupas e acessórios em loja física - equivalente a 7 em cada 10 consumidores; enquanto 40% optam por comprar pela internet, seja sites ou aplicativos, e 31% por whatsapp. O modelo de negócio de envio de malinha de roupas na casa das pessoas também apareceu, com 2% dos respondentes.
Fazendo um recorte do perfil, conforme o trabalho realizado pela Hibou; 67% do total de entrevistados são do sexo feminino; 29% estão na faixa etária entre 26-35 anos e 34% entre 36-45 anos e 50% declararam renda entre R$ 3 mil e R$ 10 mil.
Detalhes
Como foi feita durante o período da pandemia, a pesquisa também quis ouvir os entrevistados sobre segurança e proteção. O resultado surpreendente foi 74% dos brasileiros se sentem seguros de comprarem em loja presencialmente. Porém, o que a maioria dos compradores espera hoje das lojas é que haja controle de entrada, atendentes de máscaras e limpeza do ambiente. "O contato presencial ainda é predominante na categoria moda", afirma Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.
Outro dado interessante é a expectativa em relação às marcas: "O que está ainda mais evidente, na verdade, é a consciência dos consumidores", explica Ligia Mello, já que a pesquisa revela também que 71% dos brasileiros esperam uma cadeia produtiva mais consciente, com menos uso de água e sem crueldade animal e 51% querem processos humanizados, como origem da mão de obra envolvida transparência. "O consumidor não está preocupado de ir até uma loja física, ele quer comprar de marcas que prezam pela consciência global de ambiente e com responsabilidade social", acrescenta a coordenadora.
Retomada
O que motivará as pessoas a comprarem roupas e acessórios em 2021? Para 64% dos entrevistados, promoções e liquidações são o que despertam mais interesse. Já 45% responderam que compram para ocasiões especiais, como festas e casamentos; somente 18% querem novidades da estação e 9% buscam atualizar cores do armário. Por essa razão também que os outlets são para 41% dos respondentes, o melhor lugar para encontrar peças a bom preço.
No que se refere à conectividade, que impulsiona a vontade de comprar, o instagram é o líder absoluto de divulgação para as marcas. 57% dos consumidores ficam sabendo de tudo pela rede social, já 39% ainda preferem entrar na loja e procurar os produtos enquanto os canais de TV aberta apenas instigam 14% dos brasileiros. A eficácia do instagram é tão grande que 67% dos entrevistados acreditam que as influenciadoras digitais são uma boa forma de divulgar seus produtos. "Influenciadores importam para vender, porém eles devem ser selecionados com verdade e parcimônia e precisam realmente ter familiaridade com a marca que divulgam. O consumidor hoje está atento a esse movimento de divulgação", avalia Ligia Mello.
Relacionamento
Quando o assunto é o relacionamento das marcas com os consumidores, 66% dos entrevistados apostam em programas de fidelidade como uma forma de gerar essa proximidade, além disso, ter o frete grátis para 67,3% é o melhor benefício, seguido de 64,4% que gostariam de um desconto cumulativo. O famoso brinde, tão amado pelos clientes, aparece com 43% das respostas nessa relação. "Por fim, é importante para as marcas de roupas e acessórios acompanharem o processo de simplificação do vestuário. Estamos bem menos formais, após meses em casa, e o consumidor quer conforto e tecidos com maior durabilidade para 2021". conclui a coordenadora da pesquisa.
Sobre a Hibou
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, existente há mais de 11 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 20 anos de experiência. Oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo; duble de cliente; deskresearch; monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo. Para saber mais: https://www.lehibou.com.br
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Fonte: FR&SH
Edição: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação