
A madeira engenheirada vem ganhando espaço dentro do setor da construção civil. Entre os pontos fortes do material estão a redução de prazos e custos da obra, além da diminuição no volume de resíduos. A madeira melhora o desempenho térmico da edificação epromove economia em fundações e revestimentos, já que pode ficar aparente.
O meio ambiente também é beneficiado com a captura de CO². Ao invés de emitir carbono durante sua produção, a madeira consome carbono. Este carbono fica armazenado na madeira durante toda a vida útil do material.
No Brasil, a Amata é uma das empresas que se destaca na produção de madeira engenheirada. Associando CLT (Cross Laminated Timber) e Glulam (Glued Laminated Timber), a madeira engenheirada apresenta ótimo desempenho estrutural e pode atuar nos edifícios em soluções integradas ou híbridas, colaborando com o concreto armado e aço. “O CLT e o Glulam já existem no mercado há alguns anos. A grande inovação se deu com a evolução da engenharia e dos maquinários, permitindo associação dessas tecnologias e a formação de um sistema inovador”, explica Ana Bastos, CEO da empresa.
Para falar sobre a madeira engenheira e como ela pode agregar valor à floresta e à sociedade, o Malinovski Talks desta semana será com Ana Leite Bastos, CEO da Amata. Na quinta-feira (03), às 14 horas, Ricardo Malinovski, CEO da Malinovski, receberá a executiva para um bate-papo através do Instagram da @MalinovskiOficial. Marque na agenda!
Sobre Ana Bastos
Ana Leite Bastos é CEO da Amata. Possui 25 anos de atuação nos mercados Químico, Petroquímico e de Energias Renováveis. Ana Bastos vem da multinacional inglesa British Petroleum, que atua em mais de 100 países, onde liderou o negócio de etanol de 2ª geração e da Divisão de Biocombustíveis no Brasil.Na Amata desde 2018, veio para atuar como CEO, estruturando a nova fase da companhia, liderando as quatro operações florestais e a Urbem, a mais nova empresa da Amata, com foco na construção civil.
Sobre a Amata
A Amata é uma empresa florestal brasileira que há 15 anos atua no mercado de madeira. A empresa acredita que a força da floresta pode transformar a sociedade. O propósito é a gestão sustentável e rentável de ativos florestais como forma de manter as florestas em pé. A Amata trabalha com elevados padrões de produção e comercialização de produtos provenientes da madeira, seguindo os principais modelos de certificações, como FSC, e defendendo seus compromissos com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da madeira brasileira. Saiba mais em www.amatabrasil.com.br.