As embalagens estão cada vez mais no radar das empresas. Seja papel cartão, papelão ondulado ou nos moldes dos leite longa vida, as embalagens de papel têm se tornado a menininha dos olhos no mundo industrial. Aflorados pela intensificação do delivery e também pelos benefícios incorporados à este substrato, percebe-se mais adeptos ao desenvolvimento de soluções voltadas ao papel.
Embalagens de papel, papelcartão e papelão representam a maior preferência entre os consumidores por atributos de sustentabilidade, incluindo compostagem doméstica (72%), melhor para o meio ambiente (62%) e mais fácil de reciclar (57%).
Além disso, 70% dos consumidores estão ativamente tomando medidas para reduzir o uso de embalagens plásticas e 66% dos consumidores preferem que os produtos encomendados por e-commerce sejam entregues em embalagens de papel em vez de embalagens plásticas.
De fato são indicadores importantes, visto que este substrato já ultrapassa 68% em taxa de reciclagem no Brasil e 100% do papel fabricado aqui provém de matas plantadas.
Esses números são de recente pesquisa publicada pela Two Sides, uma organização com forte atuação mundial, sem fins lucrativos, que promove a sustentabilidade da indústria da comunicação impressa e embalagens. Foram 5900 entrevistados na Europa e 2000 consumidores americanos ouvidos em março deste ano.
Em sintonia, grandes marcas anunciaram mudanças em suas embalagens para passar as bebidas tradicionais do plástico e vidro para o resistente e reciclável papel. São compostos inovadores desenvolvidos através da polpa de madeira, totalmente reciclável e livre de plásticos.
A oportunidade da indústria e de vários varejistas, que antes atendiam apenas em lojas físicas, passarem para o meio virtual, intensificou a necessidade de embalagens. E nada mais primordial que pensarmos no ciclo e no retorno com produtos sustentáveis do início ao fim da cadeia.
A exemplo, uma empresa italiana, acompanhando a demanda, desenvolveu uma inovadora embalagem-envelope, totalmente forrada com papel ondulado, para proteger garrafas e ovos durante as entregas de compras online, uma escolha que vem atender às necessidades dos clientes de maneira sustentável. A nova embalagem é uma solução que elimina o envoltório de plástico bolha para proteção, fornecendo assim um produto composto por um único material, totalmente reciclável, garantindo os mesmos parâmetros de proteção e resistência.
Essas mudanças prometem impactar tanto os consumidores, quanto o meio ambiente e vêm de encontro com as 17 metas globais do desenvolvimento sustentável, da Agenda 2030 criada em Assembléia Geral das Nações Unidas, e são indicativos para empresas e países em ações para transformar o mundo em que vivemos.
Esperamos que ao exemplo da embalagem de papel, outros segmentos participem da promoção da sustentabilidade e do meio ambiente como um todo.
Lorena Depizzol é Vice-presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do ES - Siges e Abigraf - ES, Vice-presidente do Copin (Findes), Diretora comercial da Gráfica Ingral e membro do Ciclo Cindes Jovem ano II da Findes.