A Inexmoda se prepara para apresentar a 31ª edição da Colombiamoda, a Semana de Moda Digital, que acontecerá de 27 de julho a 2 de agosto no site www.colombiamoda.com. Embora em formato virtual, a proposta mantém a essência do evento presencial de Medellín, com os eixos de moda, conhecimento e negócios adaptando-se á nova realidade. A Colombiamoda será pioneira em digitalizar toda a sua experiência, a fim de energizar a indústria do setor, sendo esta uma oportunidade para marcas e designers se conectarem com compradores de qualquer parte do mundo, em um momento onde o isolamento social gera maior consumo de conteúdo digital.
Para esta edição digital da Colombiamoda, o espaço de negócios especializado será caracterizado pela diversidade de marcas participantes, integrando a cadeia Têxtil/Confecção, máquinas têxteis e marcas comerciais de produtos acabados em diversas categorias, onde a participação de 30 empresas patrocinadas pelo governo de Antioquia, que, em parceria com a Inexmoda, levarão sua oferta ao mercado internacional. Nesse espaço denominado "Reunião de negócios", por meio do site, os compradores poderão ver o portfólio de produtos dos expositores através de fotografias, vídeos e webinars.
O eixo de negócios do evento terá uma Reunião de Negócios Virtual, que espera reunir cerca de 400 marcas e 2.000 compradores das Américas. Além disso, a feira aposta no comércio eletrônico através da loja online Marketplace Colombiamoda em aliança com o Mercado Libre, onde o público em geral pode comprar produtos de cerca de 70 marcas participantes. Países como Taiwan, Estados Unidos, Espanha e México estarão presentes como palestrantes em diversas conferências como: “Outono-Inverno 21/22 sentimentos culturais”, da Fashion Snoops; “Da criação à geração de valor”, de Sebastian Gray, vencedor da Project Runway, e da Vogue Latinoamerica, com palestra de Karla Martinez.
Nova realidade
“Instituições como a Inexmoda têm uma grande responsabilidade com a comunidade e cabe a cada um de nós contribuir para a revitalização da indústria da moda. Por esse motivo, decidimos realizar a feira em um formato 100% digital, que consegue movimentar negócios, tornar a moda visível e compartilhar conhecimento sem fronteiras. Hoje, estamos empolgados em apresentar um evento que contará com a participação de marcas e designers líderes na indústria da moda, onde aprender com o mundo digital será o maior ganho para as marcas e a Inexmoda. Nosso objetivo também é levar uma mensagem de esperança e otimismo”, comenta Carlos Eduardo Botero Hoyos, presidente executivo da Inexmoda, organizadora da feira.
“Os hábitos de consumo mudaram, de forma que 7 em cada 10 pessoas afirmam que continuarão preferindo o comércio eletrônico, mesmo quando a emergência de saúde terminar, impulsionando um crescimento no comércio eletrônico de 9,9% na Colômbia. Atualmente, Colombiamoda tem 70 de suas marcas participantes disponíveis para os usuários por meio da plataforma de comércio eletrônico resultante da nossa aliança ”, afirma Juan Camilo Pachón, diretor de mercado do Mercado Libre Colombia.
Principais atrações
Para preservar a essência da Colombiamoda em sua primeira versão digital, a Inexmoda desenvolveu diferentes cenários hospedados em seu site, que permitirão que todos os atores do Sistema de Moda realizem negócios especializados, comprem coleções on-line, aproveitem o entretenimento e recebam conhecimento de especialistas nacionais e internacionais. A moda é o ponto chave, por isso o evento contará com o Fashion Stalls. Nesse novo formato, aberto ao público após o registro, designers e marcas exibirão suas coleções em vídeos que serão transmitidos no site em parceria com Avon, Teleantioquia e Telemedellín como canais oficiais. O evento contará com 18 desfiles e a participação de marcas líderes do setor, como Leonisa, Punto Blanco, Chamela, GEF e Vélez, contando também com a Universidade Pontificia Bolivariana e a Escola Colombiana, com seu compromisso com jovens talentos. A programação completa pode ser conferida no site.
No eixo Conhecimento, o Pavilhão de Conhecimento Inexmoda-UPB terá 30 conferências gratuitas sobre tendências, modelos de negócios, transformação digital e sustentabilidade. Por seu lado, a Inexmoda apostará na transformação da indústria por meio de Master Class, Workshops e Consultoria Online para ajudar os empreendedores a implementar o conhecimento em seus negócios. Ao todo serão 14 Workshops e 21 Consultorias on-line.
Alejandro Arias, secretário de Desenvolvimento Econômico de Medellín, acescenta: “O setor têxtil e de vestuário é um dos símbolos históricos da nossa cidade, e eventos como Colombiamoda são a prova disso. Estamos orgulhosos de que a feira tenha sido transformada e possa ser realizada este ano, apesar dos enormes desafios. Estamos confiantes de que será uma oportunidade crucial para reativar esse setor, que representa mais de 2,5% do PIB de nossa região e gera mais de 80.000 empregos ”.
Além disso, para promover as exportações da Colômbia, a agência ProColombia manterá a rodada de relacionamento entre compradores e fornecedores. “A transformação da Colombiamoda em digital nos permite alcançar mais compradores internacionais. Mesmo nessas circunstâncias em que o setor está se reinventando, a demanda externa continua interessada na moda do país”, diz Flavia Santoro, presidente da ProColombia, acrescentando que a agência reuniu 150 empresas estrangeiras de 30 países, das quais 70% participarão da feira pela primeira vez, como é o caso da Noruega: “Essas empresas estão especialmente interessadas em roupas íntimas, vestuário esportivo, jóias e moda praia, confirmando que nosso país continua sendo um fornecedor confiável e de qualidade de moda em todo o mundo”. Para mais informações, visite http://www.saladeprensainexmoda.com