Buscar soluções para a destinação correta dos resíduos de construção civil em Patos de Minas foi o objetivo de reunião promovida nesta quinta-feira no gabinete do Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves. O presidente do Sinduscon (Sindicato das Indústrias da Construção Civil), José Carlos Borges dos Reis, apresentou informações sobre usina de destinação de resíduos em Ituiutaba.
A Missão Técnica a Ituiutaba teve a participação do presidente José Carlos; do diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, César Caixeta e do analista ambiental da FIEMG, Helberth Henrique Raman do Vale Teixeira. “Conhecemos a usina de Jundiaí, mas a de Ituiutaba é mais próxima da nossa realidade, por isso, foi muito importante conhecermos os processos adotados lá”, observou o presidente.
Apresentaram, também, para o prefeito as informações referentes aos custos operacionais; levantamentos da quantidade de resíduo da construção gerados diariamente; equipamentos e estrutura física necessária para o processamento e armazenagem dos resíduos e, ainda, equipe de profissionais envolvidos em todas as etapas do processo. "Com este tipo de ação, objetiva-se o atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, reconhecendo o resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania", comentou o analista ambiental Helberth Teixeira.
O prefeito ficou de analisar as alternativas, determinou o planejamento de todas as providências que são necessárias para a efetiva implantação do projeto, recursos envolvidos e os benefícios para toda a comunidade. “Há um ganho considerável em termos econômicos - uma vez que o material processado será utilizado na recuperação de estradas vicinais - e, principalmente, ambientais por possibilitar a solução, em definitivo, e de maneira correta, para a destinação do resíduo da construção civil em Patos de Minas”, complementou.