As vantagens do associativismo são visíveis em ações promovidas na região de São Gotardo. A história registra o início do desenvolvimento agrícola, a partir do projeto PADAP (Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba), com a vinda de japoneses. Foi um trabalho intenso e que tornou-se um case de sucesso para os demais municípios. Com uma produção de hortigranjeiros pujante, os produtores rurais uniram-se na constituição de cooperativas, que resultaram na criação de um Conselho Regulador de ações de para o desenvolvimento regional. Como resultado deste trabalho, surgiu o projeto de Denominação de Origem de Produtos Hortifrutigranjeiros, realçando a qualidade dos produtos ofertados, em especial, da cenoura, da batata, do alho e abacate.
A história foi contada, pelo presidente do Conselho, Jorge Kiryu para a comitiva da FIEMG, composta pelo presidente do Sindivest, Geraldo Fernandes; pelas analistas da FIEMG, Karen Karoline (Negócios) e Mariângela Nogueira (Comunicação); pela gerente da Unidade Integrada do SESI e do SENAI em Patos de Minas, Diele Gomes e pelo supervisor técnico do SENAI, Lucas Santos. Teve ainda a participação de membros e funcionárias do Conselho.
A reunião objetivou a troca de informações para se estreitar relacionamento entre as instituições e verificar as soluções existentes na FIEMG, no SESI, no SENAI e Sindicatos Filiados, que podem contribuir para o fortalecimento do projeto. Já neste contato inicial foram levantadas situações com vistas a futuras parcerias institucionais.