Oportunidades que se transformam em investimentos. Isso é empreender e marca a trajetória de sucesso do empresário e industrial Elias Ferreira Caixeta, da holding Vertical Investimentos. Foi para conhecer o grupo Vertical que uma comitiva da FIEMG Regional Alto Paranaíba, do Sesi, do Senai, do IEL, do Sindivest e do Sindimetal foi até a empresa, na tarde de quarta-feira, dia 29. Na ocasião, colocaram as soluções em capacitações, consultorias e projetos de inovação à disposição do industrial.
Elias relembrou o início da sua carreira profissional, como motorista terceirizado da Agroceres. Foi este trabalho que o despertou para constituir a primeira empresa, em 1994: a Transgrãos, para a prestação de serviços. Percebendo oportunidades em outros setores, expandiu os negócios em diversos ramos. Hoje, está presente em 14 cidades brasileiras e possui investimentos, também, na Argentina e no Chile.
São mais de 1.250 funcionários, com atuação na cadeia produtiva do agro. “Percebendo onde há a deficiência por determinado serviço, está a oportunidade. Mas é preciso, principalmente, saber investir, com as parcerias certas e no momento certo. Além disso, é preciso, também, em cada segmento, buscar o conhecimento para ser o melhor”, sintetizou.
Ele destacou os empreendimentos já instalados e que estão em fase de implantação pelo Brasil e as prospecções no mercado internacional. O presidente da FIEMG Regional Alto Paranaíba, Lisandro Bicalho, salientou o empreendedorismo e a visão estratégica que Elias tem dos negócios que administra e colocou à disposição dele, os inúmeros produtos e serviços da FIEMG para fomentar ainda mais os negócios industriais.
Foram apresentados os serviços: Programa de Saúde e Segurança no Trabalho; treinamentos e consultorias em NRs (Normas Regulamentadoras); cursos técnicos profissionais e capacitações em temas variados; acesso ao crédito junto ao BDMG, BNDES e Credifiemg; certificados de origem e orientações para exportação do CIN (Centro Internacional de Negócios); consultorias ambientais; desenvolvimento de programa de eficiência energética; projetos de inovação e tecnologia do CIT (Centro de Inovação e Tecnologia); e incentivos ao desenvolvimento por meio do Fiemg Competitiva, dentre outros.
Fizeram parte da comitiva: presidente da FIEMG Regional e do Sindimetal, Lisandro Bicalho; presidente do Sindivest, Geraldo Fernandes; supervisor do SENAI, Lucas Santos; engenheiro de segurança do SESI, Filipe Sanches; coordenadora executiva do Sindimetal e Sindivest, Michele Donato; analista de projetos do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Lívia Ferraz e os analistas da FIEMG, Karen Santos (Negócios), Helberth Teixeira (Meio Ambiente) e Mariângela Nogueira (Comunicação).