Print Summit
2019 coloca em pauta a comunicação
impressa: tech, dinâmica e sustentável
São Paulo – No próximo dia 29 de outubro, das
9h às 13h, acontece em São Paulo, na ESPM Tech, o Print Summit 2019
O evento, uma realização da Abro (Associação Brasileira de
Empresas com Rotativa Offset), Sindigraf – SP (Sindicato das Indústrias
Gráficas no Estado de São Paulo) e Two Sides, com
oferecimento da Afeigraf (Associação de Fornecedores de Equipamentos e Insumos
para a Indústria Gráfica), trará profissionais
renomados da área editorial e da mídia de grandes agências para falarem como a
comunicação impressa é poderosa e eficaz para construir marcas fortes, com
grandes doses de criatividade e alta entrega de ROI aos clientes.
Evolução e revolução
Desde a criação do primeiro tipo móvel por Johannes Gutenberg no século 15, muita coisa mudou na história da comunicação impressa. Os impressos se popularizaram, romperam fronteiras, democratizaram o acesso à informação. Também foi graças ao impresso que empresas construíram impérios e diversificaram, com criatividade, os meios em que circulava a informação (jornais, livros, revistas, folhetos etc.). Contudo, um novo cenário começou a se desenhar na década de 1990, e, mais intensamente, nos anos 2000, com a chegada das mídias digitais. Mais do que desafios, essas novas mídias impuseram à comunicação impressa a necessidade de se reinventar, e, de certo modo, com inteligência, também permitiram que novas aplicações e oportunidades se abrissem.
Às 10h10, a programação
prosseguirá com a palestra “Tempo do ‘RE’- Tempo de recriar, reinventar,
reformular, reproduzir, recompor”, ministrada pela diretora de mídia
Omnichannel da Agência VML, Luciana Schwartz. Em seguida, será realizado o
lançamento do selo ‘Papel Legal’.
Logo após, Pedro Barbastefano, sócio e diretor comercial da 29Horas Mídia Aeroportuária, falará sobre o tema “A oportunidade do impresso no ambiente OOH – Out Of Home”. Encerrando, às 11h20, acontecerá a apresentação de Luiz Felix, da Agência Africa.
Após a programação de palestras, será realizado um painel de discussão com os palestrantes, tendo como mediador o Sr. Thiago Ferrentini, diretor operacional da Propmark. Nesse painel, o público poderá fazer perguntas, esclarecer dúvidas e dar pontos de vista sobre os temas discutidos.
O Print Summit tem patrocínio
da B.O.Paper,
Compulaser Gráfica, Escala Brasil/WPS, Fespa/Digital Printing, Future Print,
Futura Im., Gráfica Revelação e Plural Indústria Gráfica; e apoio da ABA, ABAP, Aberje, ABTG, Aner,
ANJ, Antilhas Embalagens, APP, ESPM, Fenapro, Portal do Papel, Printbag e
Propmark.
Palestrantes
Pedro Barbastefano
Editora
Abril. Na Editora Globo, foi Diretor de Publicidade das revistas masculinas,
sendo um dos responsáveis pelo lançamento de "Pequenas Empresas Grandes
Negócios". Com perfil dinâmico, criativo e visão ímpar para oportunidades
de mercado, Pedro é hoje responsável pelo posicionamento estratégico da 29HORAS.
Luciana Schwartz
Luiz Felix
Formado em
Design e Cinema, Felix atuou como editor e diretor criativo da revista Zupi,
com passagem também pela criação da Vice. No Pixel Show, maior evento de arte e
criatividade da América Latina, destacou-se como um dos curadores ao trazer
formatos inovadores para o evento. Em competições, foi jurado do concurso
“Cartaz”, realizado pelo Museu da Casa Brasileira, e do “Festival de Curtas do
Grande ABC”, além de ter participado duas vezes do júri do “Tyvek: ideias além
do papel”. Além de dar palestras que abordam a temática criativa, também foi
diretor de dois curtas-metragem documentário. Como curador, foi responsável por
algumas exposições realizadas na cidade de São Paulo, com destaque para a
“História do Grafite, contada pelos artistas do Pixel Show”, no MUBA. Na
Africa, Felix é responsável pela curadoria artística, gráfica e criativa,
trazendo novos formatos e um olhar especialista para diversos trabalhos da
agência.
Sergio Junqueira Arantes
Possui experiência nas áreas artística e cultural e é especialista no
MICE²+FDT. Há 23 anos dirige a EVENTOS EXPO EDITORA, pioneira em publicações
que acompanham os diversos segmentos do mercado MICE²+FDT – Meeting, Incentive,
Congress, Exhibition, Experience, Festivalization, Digital and Tourism, da qual
fazem parte publicações como: REVISTA EVENTOS, MIX HOTEL e o PORTAL EVENTOS. O
empreendedorismo e a busca por novos e grandes desafios que impulsionou
Junqueira a criar o PRÊMIO CAIO, reconhecido como o “Oscar dos Eventos”, o
Fórum Eventos e o CEO Council. Atuou como conselheiro da Associação Brasileira
das Empresas de Eventos (ABEOC), conselheiro do SINDIPROM/SP, membro dos
Conselhos de Turismo da CNC e da FECOMERCIO/SP, vice-presidente da Federação
das Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (FENADVB),
presidente da ADVB-MS e diretor da Associação Paulista de Críticos de Arte
(APCA). Foi jurado por vários anos do AmproGlobes Awards. Além disso, por cinco
anos editou a Palco+Platéia, primeira revista especializada em teatro no
Brasil. Na área de comunicação, foi diretor da Expo Marketing Cultural, agência
de publicidade e relacionamento com a mídia especializada no atendimento de
projetos culturais. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Eventos e
Turismo é titular de sua Cadeira n.1, tendo indicado como seu Patrono Ciccillo
Matarazzo, a personalidade brasileira que melhor compreendeu a simbiose entre
arte e cultura.É diretor da ACADEMIA (por cinco gestões – 2006/2019), da
CECOMÉRCIO/SP (duas gestões - 2014/2022) e do SKAL/SP (três gestões -
2013/2018). Foi homenageado com o Troféu MG Turismo, Prêmio Homem do Ano 2006,
Membro Benemérito do Instituto Brasileiro de Eventos (IBEV), Embaixador do Rio
de Janeiro, Troféu Joana Palhares e por dois anos eleito um dos Profissionais
Mais Influentes do Marketing Promocional Brasileiro.