Dados da pesquisa que calcula o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) realizada periodicamente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que o consumidor da região Norte do Brasil, está mais confiante. As informações são dos dados divulgados nesta sexta-feira, 27 pela entidade nacional. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão abaixo dos 50 pontos mostram consumidores pouco confiantes.
Nos últimos meses, ocorreu um crescimento de 1,6 pontos, elevando o índice de 47,7 pontos para 49,3 pontos. Isto quer dizer que os consumidores que estavam sem confiança, agora estão próximos de se mostrarem confiantes, ou seja ficam mais propensos a fazer compras, principalmente com a proximidade do final de ano. Somando-se a isso ainda tem a estabilidade no indicador de endividamento e a melhora no indicador de situação financeira.
Segundo a Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) o cenário em Rondônia mostra-se positivo, e a indústria local tende a aumentar sua produção, e assim criar novos postos de trabalho, fazendo que com isso, haja um maior aquecimento da economia local. Apesar de os números divulgados pela CNI não serem significativos, ele interrompe a sequência de duas quedas consecutivas.
Assessoria de Comunicação Social da Fiero