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O evento ocorrido entre os dias 18 a 21 de julho recebeu cerca de 65 mil pessoas, entre produtores, chocolateiros, jovens empreendedores, chefs especializados e pesquisadores
As marcas baianas de charutos foram expostas, pelo quarto ano consecutivo, no 11º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, em Ilhéus (BA), em julho deste ano. O evento, que acontece desde 2009, proporcionou aos visitantes conhecerem a história e cultura do charuto por fábricas baianas, além de divulgar o grupo de produtos de origem conhecidos como os 4C da Bahia: cachaça, café, charuto e chocolate.
O festival é o maior evento de chocolate de origem do Brasil e, neste ano, proporcionou ainda mais destaques aos charutos baianos que ganharam um estande de apresentação ainda maior. Nesta edição, cerca de 5 mil pessoas visitaram todos os dias o espaço que aumentou de 18m² para 22m². O diretor executivo do Sindicato da Indústria do Tabaco do Estado da Bahia (Sinditabaco), Marcos Augusto Souza, destaca que esse aumento físico do estande representa a notoriedade que o setor está ganhando no evento a cada ano.
No local, foi possível explorar as variedades de charutos produzidos no Recôncavo da Bahia e aprender sobre toda sua cadeia produtiva. O stand apresentou também lançamentos de charutos baianos como Del Patrón e Corona Half, da fábrica Menendez Amerino.
Marcos Souza ressalta que oportunidades como essas são sempre importantes para propagar o que a Bahia produz com excelência. "Outro ponto relevante é apresentar o charuto baiano desmistificando a ideia que apenas o charuto cubano tem qualidade. Desta forma, promovemos também o fortalecimento das marcas baianas e do nosso setor", explica Marcos.
O Festival Internacional do Chocolate e Cacau já se consolidou no calendário turístico de Ilhéus e apresenta toda a cadeia produtiva do cacau até o chocolate, seus derivados, aspectos e manifestações culturais e artísticas em torno desse produto. Além da feira de exposição de chocolate, o evento ofereceu ao público cursos e palestras, exposições de arte, turismo em fazendas, espaço educativo para crianças, ateliê do chocolate e shows com artistas regionais e nacionais.
Os 4 C da Bahia
Desde 2014, o governo estadual adotou os “4 C da Bahia” como forma de valorização de produtos denominados como de origem. O grupo de produtos que reúne cachaça, café, charuto e chocolate possuem a história de sua produção intimamente ligada com o território baiano. O projeto foi idealizado pelo Centro Internacional de Negócios (CNI), ligado a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e visa fortalecer a produção e cultura desses produtos tipicamente baianos, dentro e fora do Brasil.