Desfile de marcas alagoanas no 24º Minas Trend
Pelo quinto ano consecutivo, o Sindicato das Indústrias do Vestuário, da Confecção de Roupas Íntimas e da Fabricação de Bijuterias e de Joalheria (Sindivest/AL) realizará mais uma missão ao Minas Trend, no Expominas, em Belo Horizonte/MG. O evento, que hoje configura como maior salão de negócios da América Latina, chega em sua 25ª edição entre os dias 22 e 25 de outubro para apresentar as coleções Outono/Inverno 2020 e contará com tema “Tecendo Futuros”.
A participação de onze empresas associadas ao Sindicato irá pôr em destaque a moda alagoana. Será a terceira vez que as empresas do estado nordestino apresentarão suas tendências nas passarelas do evento. São elas: Aquas Beachwear, Maneka, Manu Mortari e Sandra Cavalcante, do setor de vestuário; Alana Tenório, Ateliê Criar, Ateliê Endy Mesquita, Caleidoscópio, Estúdio Monteferro, Leila Monteiro e Lúcia Bastos, do setor de acessórios.
A ação contará com o patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), e apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), do Sindivest/AL e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL). Juntas, as entidades promovem o Projeto Moda em Alagoas, com o intuito de apresentar o segmento do estado para todo o Brasil e o mundo. Graças a essas frequentes missões, Alagoas hoje se consolida como o segundo estado com maior participação no Minas Trend, precedido apenas por Minas Gerais, anfitrião do evento.
Segundo o novo diretor-criativo do Minas Trend, Rogério Lima, a proposta da 25ª edição é apresentar as tendências e debater os caminhos a serem trilhados pela cadeia produtiva da moda. “Construir o futuro significa atuar no agora. E reconhecermos que, enquanto agentes ativos, não importa se pessoa física ou jurídica, precisamos criar bases capazes de suportar as necessidades das gerações presentes e vindouras”, afirma.
A edição de abril de 2019, que apresentou as tendências da primavera/verão 2020, recebeu a participação de novos segmentos da indústria no salão de negócios – além de vestuário, bolsas e calçados, joias e bijuterias –, como o setor têxtil, o de cosméticos e o de máquinas e equipamentos.
Para Flávio Roscoe, presidente do Sistema FIEMG, entidade realizadora do Minas Trend, a integração cada vez maior da cadeia produtiva da indústria da moda é fundamental para o atual momento do evento. “Somente com todos os setores unidos poderemos gerar negócios e fortalecer a imagem do estado – o que nos fará ganhar mercados dentro e fora do Brasil”, avalia.
A programação cultural, gastronômica, de palestras e de desfiles coletivos é um enorme diferencial do Minas Trend. Para a 25ª edição, a proposta do Sistema FIEMG é ampliar essas ações, envolvendo ainda mais a cidade de Belo Horizonte e sua população. “A integração da sociedade com o evento criou uma nova dinâmica, uma experimentação, que pretendemos aumentar ainda mais nesta e nas próximas edições”, finaliza Roscoe.