Levando as belezas da moda alagoana para o 24º Minas Trend Primavera Verão 2020, dez empresas associadas ao Sindicato das Indústrias do Vestuário, da Confecção de Roupas Íntimas e da Fabricação de Bijuterias e de Joalheria (Sindivest/AL) tiveram a oportunidade de expor e desfilar suas peças na maior plataforma de geração de negócios da América Latina entre os dias 9 e 12 de abril, que ocorreu no Centro de Convenções Expominas, em Belo Horizonte/MG.
O tema do Minas Trend desta edição foi Em Dias de Sol, buscando ressaltar a moda da estação. Com programação gastronômica, palestras e apresentações culturais – como o espetáculo de Natália Timberg e o show do Jota Quest. Foi a primeira vez que o desfile foi aberto ao público em geral, buscando mostrar dialogar com a sociedade mineira.
Este é o quinto ano consecutivo que o Sindicato realiza a missão junto com suas associadas, e a segunda edição em que elas participam do line-up do desfile, coordenado por Mari Cezário e pelo stylist Davi Leite. A inspiração para a subida das coleções na passarela veio do livro Vidas Secas, escrito pelo alagoano Graciliano Ramos em 1938, e que conta a história de uma família que tenta escapar da seca do Sertão. "O livro tem uma história dramática, mas também de sobrevivência, esperança de encontrar dias melhores”, contou Davi Leite. "Estive junto a elas [as empresárias], orientando e selecionando as peças, que são o resultado de um trabalho incrível", concluiu.
Apresentaram suas produções na passarela as marcas Alana Tenório, Aquas Beachwear, Caleidoscópio, Carol Paz, Endy Mesquita, Estúdio Monteferro, Leila Monteiro, Maneka, Manu Mortari e Sandra Cavalcante. Juntas, elas formam o Coletivo Alagoas. De acordo com a empresária Fernanda Ferro, do Estúdio Monteferro, o desfile de sua coleção levou novidades ao cenário fashion: peças de cerâmica feitas com casca do sururu, molusco típico dos rios alagoanos. A produção é fruto de um projeto social que envolve a comunidade do bairro Vergel, em Maceió.
Toda ação ocorreu graças ao patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), e ao apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), do Sindivest/AL e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL), que promovem o Projeto Moda em Alagoas, com o intuito de apresentar o segmento de moda do estado para todo o Brasil e o mundo. “Se não fossem essas instituições, eu não estaria aqui. Elas nos dão apoio por meio de cursos profissionalizantes e nos ensinam a encarar o nosso trabalho não apenas como uma arte, mas também como tratar a gestão de forma mais profissional”, destacou a Fernanda Ferro.
O Senai trabalha com a formação dessas empresas desde 2016. “Preparamos todo o padrão de qualidade das peças, com acabamentos e modelagens para que, ao participar de eventos como este, elas consigam representar bem o Estado, que vem, aos poucos, conquistando destaque no cenário da moda nacional”, afirmou a especialista técnica do Senai/AL, Kelly Acioli. Segundo ela, os maiores diferenciais da indústria alagoana são a identidade cultural e a economia criativa.
Kelly também compõe o Coletivo Alagoas à frente da empresa Aquas Beachwear. Para ela, a proposta dentro do tema foi traduzir a identidade nordestina, mas sem recorrer à uma caricatura da região. "O desafio foi ainda maior, por trazer como assunto um livro que trata da seca. Nós trouxemos isso de maneira bem diferente, mostrando essa questão da seca, mas também o luxo que é o Nordeste, através do bordado, do brilho, da riqueza e, ao mesmo tempo, da singeleza que é do povo", contou.
“Já nos consolidamos. Um estado pequeno como o nosso ter 10% de participação na feira e ser citado como caso de sucesso numa entrevista coletiva pelo presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), o Flávio Roscoe, só corrobora o trabalho que a FIEA faz em conjunto conosco, Senai e Sebrae”, declarou o presidente do Sindivest/AL, Francisco Acioli.
Manu Mortari, dona da empresa que hoje possui seu nome, sentiu-se emocionada em ver suas peças sendo desfiladas pela primeira vez. “São cinco anos fazendo cursos, recebendo consultorias e passando por vários processos para poder chegar aqui hoje, inclusive, a mudança da marca, que antes não tinha o meu nome”, lembra Manu.
Contribuindo com as capacitações em gestão, o Sebrae/AL busca fomentar a produção das pequenas empresas, que como resultado, geram emprego e renda em Alagoas. A analista da Unidade de Indústria (UIND) da entidade, Ana Paula Dantas, revela a importância da participação de Alagoas no evento. “É essencial para abrir mercados e fazer com que a moda alagoana ganhe espaço nacional e internacional, o que significa maior geração de renda para o nosso estado”, afirmou.
O gerente da UIND, Everaldo Figueiredo, conta que o objetivo é criar produtos diferenciados e com alto valor agregado: “Isso a gente vem conseguindo ao longo dos anos. É uma forte atuação do Senai e Sebrae, alavancada pela força da Federação e todo o entusiasmo do Sindivest”.
Confira o vídeo do desfile alagoano e as fotos na galeria no final da matéria:
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