A Confederação Nacional da Indústria - CNI em parcerias com lideres empresarias construiu um mapa estratégico contendo os desafios que o Brasil enfrentará para que haja a retomada no crescimento da economia. Ainda de acordo com a CNI, a iniciativa irá atuar no desenvolvimento de competências de forma a ampliar a capacidade de inovação e superar a baixa qualidade da educação, além de diminuir gastos com o sistema tributário.
De acordo com o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, "as simulações feitas mostram que, com a implementação das ações propostas no Mapa, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, calculado pela paridade de poder de compra, crescerá 4% ao ano, em média, a partir de 2023". Ainda de acordo com o presidente, com um trabalho continuo e persistente, é possível recuperar e alcançar patamares mais elevados de produtividade e competitividade.
O Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022 aponta os caminhos que o Brasil deve percorrer para crescer de de forma competitiva e sustentada nos próximos quatro anos. Sendo formado por 11 fatores chaves sendo eles: Produtividade e inovação na Empresa; Politica Industrial de Inovação, e de Comercio Exterior; Infraestrutura; Tributação; Relações de Trabalho; Educação; Financiamento; Recursos Naturais e Meio Ambiente; Segurança Jurídica; Ambiente Macroeconômico e por fim Eficiência do Estado e Desburocratização. Será elaborado uma matéria especial para cada tema, de forma a conscientizar e informar as possíveis mudanças que irão ocorrer nos próximos anos.