O Futuro da Indústria Gráfica
Existe uma grande discussão se o papel vai resistir à era digital. Sim, acredito que o papel e a indústria gráfica têm futuro promissor no Brasil e no mundo. O papel impresso é a ferramenta mais eficaz para a comunicação e temos no Brasil um potencial enorme de crescimento de leitura em camadas socialmente menos favorecidas da população. Estudos e pesquisas mostram que a mídia impressa ainda é o principal recurso de marketing das empresas e consome pelo menos 50% do orçamento global de comunicação. Ela ainda é a ferramenta com maior retorno para a comunicação B-to-C e muitas empresas que tinham parado de imprimir catálogos, por exemplo, voltaram a fazê-lo a partir de 2015. O impresso deve atrair para as lojas online e offline, aumentando o tráfego e o valor do tíquete médio. Também, a percepção é que o impresso tem mais confiabilidade que a informação on-line. Além da credibilidade, o consumidor se concentra mais no impresso e com mais atenção capta melhor o conteúdo impresso. - Jornal do Comércio
Matéria completa: (https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/2017/12/cadernos/empresas_e_negocios/603656-o-futuro-da-industria-grafica.html#.XEJPM8MCL5c.whatsapp)