Pedra natural protagoniza Marmomac 2018
03/10/2018
Por: Rochas de Qualidade
Como todos os anos, no Marmomac em Verona - o International Stone Show, agora em sua 53ª edição – a excelência lítica italiana está em cena. O tema da edição de 2018 é Água e Pedra, dois elementos que sempre interagiram entre si, ambos
A formação geológica das rochas, tanto nas obras arquitetônicas como com estas são produzidas.
A prestigiosa etapa dessa narração é o Teatro Italiano de Pedra (no Hall 1), dedicado às empresas italianas que fizeram propostas sobre esse tema. Dois setores envolvidos: o de empresas de processamento de pedra e o de empresas produtoras de máquinas e tecnologia.
Dentro do pavilhão no Teatro de Pedra Italiano, em torno de um caminho aquático, há exposições de design, arquitetura e arte:
• Líquido, sólido, lítico, com curadoria de Raffaello Galiotto, com propostas para o banheiro criado por estilistas de renome e feito por empresas italianas na indústria da pedra.
• Arquiteturas para a água, com curadoria de Vincenzo Pavan: 3 torres espetaculares, em mármore e pedras de diferentes origens, com vista para uma piscina de água.
• Brand & Stone com curadoria de Giorgio Canale sobre o conceito de Danilo Di Michele: marcas de alto nível no mundo moveleiro desenvolvem conceitos e protótipos em colaboração com empresas do setor de rochas (materiais, processamento e maquinário).
• Percorsi d'Arte, com curadoria de Raffaello Galiotto: abriga obras de artistas internacionais, com experiência no processamento numérico de mármore em colaboração com fabricantes de máquinas. As obras foram totalmente projetadas e realizadas com softwares e máquinas computadorizadas.
Tal como nas edições anteriores, a Marmomac testemunha que as oportunidades da pedra para modelar edifícios e objetos de mobiliário são agora reforçadas pela combinação da disponibilidade de maquinaria tecnológica e das intuições criativas de arquitetos e designers.
Sobre o evento:
A cada ano, a feira se reafirma como uma plataforma global de comércio e promoção de toda a cadeia produtiva das rochas de revestimento, vistas em aplicações de projetos arquitetônicos e de design, além da divulgação de novas tecnologias e insumos para o setor. É uma das feiras com maior nível de internacionalização em escala global.
"A pedra natural, e a indústria de tecnologia e maquinaria associada a ela, é sinônimo de qualidade, e a Itália é líder reconhecida neste contexto", afirmou Giovanni Mantovani, diretor-geral da Veronafiere . Segundo ele, isso é demonstrado pelo fato de que o valor dos produtos acabados por metro quadrado é mais do que o dobro da média mundial das exportações. Este aspecto coloca a Itália em segundo lugar no mundo em vendas de pedras naturais, com uma balança comercial de 2,8 bilhões de euros, incluindo tecnologias, onde a Itália é líder indiscutível.
O setor de produtos processados, que é freqüentemente afetado por situações geopolíticas, inclui entre seus principais clientes os Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Reino Unido, França, Emirados Árabes Unidos e a China.
Como uma plataforma de referência mundial para promoção das rochas ornamentais, o evento também é uma oportunidade para destacar as marcas italianas e os distritos de pedras naturais, constituindo um setor nacional no valor de € 4,2 bilhões, incluindo tecnologia. O setor possui 3.300 empresas (com mais de 34.000 funcionários) com grande vocação para exportação, já que mais de três quartos do faturamento são gerados nos mercados internacionais.