A duplicação da BR-381 será o foco central do Conselho de Infraestrutura da FIEMG, é o que garante o presidente do colegiado, Emir Cadar Filho. “Defender os interesses do estado perante a união, além de uma defesa ativa da melhoria da infraestrutura em Minas Gerais são a base de nosso trabalho, já a nossa bandeira número 1 é a concretização da duplicação da 381”, ressaltou Cadar Filho, durante a reunião do conselho, nesta terça-feira, 18/09, na sede da Federação.
Durante o encontro, Emir Cadar Filho apresentou um estudo da Brasinfra sobre o panorama da infraestrutura do país. O trabalho aponta que os investimentos no setor estão abaixo do necessário no país. Além disso, o quadro para a modernização da infraestrutura brasileira é crítico, uma vez que no cenário atual, segundo mostra a pesquisa, o país levaria 58 anos para universalizar o serviço de saneamento e 32 anos para transporte público de qualidade. Além disso, os investimentos em infraestrutura em relação ao PIB vem caindo desde 2009. Naquele ano o investimento representava 2,31% do PIB, em 2018 a previsão é de 1,7% do PIB.
“Vemos um quadro que é preocupante, uma vez que o investimento em infraestrutura vem caindo vertiginosamente. Além de investir proporcionalmente menos de uma década para cá em relação ao PIB, o nosso próprio PIB encolheu o que é mais grave,” ressaltou Cadar Filho.
União setorial – O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, também participou do encontro e contou sobre a criação do Fórum Eliezer Batista de Infraestrutura. O fórum tem como objetivo sensibilizar a sociedade e os próximos governantes sobre a importância do tema para a competitividade e o desenvolvimento do país e é formado pelas quatro federações de indústrias do Sudeste (Rio, São Paulo, Minas e Espírito Santo). Roscoe lembrou que a entidade foi pioneira ao questionar a destinação de recursos na renovação da concessão da Vitória-Minas em detrimento da região onde está implantada. “Esta é uma ação que está sendo feita de forma conjunta entre os quatro estados. Inclusive, com a assinatura de um documento para o Governo Federal demonstrando a importância de se viabilizar a interligação ferroviária da região com os porto, além de garantir mais investimentos”, completou.