O Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), promoveu nesta sexta-feira (3) o workshop Inovação e Experiência. Entender, atrair, abordar, captar e fidelizar o consumidor foram os pontos levantados no encontro, que teve o objetivo de discutir o mercado de varejo da moda. O evento ocorreu na Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).
O atendimento virtual e nas lojas físicas, a relação de venda, as exigências do consumidor, as oportunidades de negócios e as ferramentas de competição são os principais desafios dos empresários. “Brasília tem vocação para o varejo, por isso devemos estar atentos à inovação e às transformações que podem contribuir para o crescimento do setor”, disse a presidente do Sindiveste-DF, Walquíria Aires, na abertura do encontro, que foi das 9h30 às 16h30.
Vinte e sete representantes de empresas do DF aprenderam mais sobre design thinking (conjunto de métodos e de processos que avalia as necessidades, a capacidade de propor soluções e a viabilidade da proposta). “A metodologia deve estar alinhada à colaboração de uma equipe, para que haja vários olhares sobre o mesmo ponto e, assim, para que se construa algo inovador”, explicou o especialista em Gestão da Inovação Daniel Rodrigues, que ministrou uma das palestras.
O segmento da moda vem sofrendo grandes mudanças causadas pelo mundo digital, o chamado e-commerce. Com plataformas cada vez mais atraentes, rápidas e acessíveis, as marcas têm de adaptar os produtos, o sistema de vendas, os serviços e os conceitos do empreendimento.
Ao mesmo tempo em que o cenário virtual cria oportunidades, é um desafio acertar a maneira correta de usá-lo. “É preciso estudar o mercado, entender o que o seu público procura, analisar as tendências, agregar valor ao produto e oferecer um serviço de qualidade. É uma soma de fatores para se chegar o sucesso”, afirmou Rodrigues.
Para a especialista em Experiência do Usuário Paula Ramos, conversar com o cliente, pesquisar e entender os hábitos dele são aspectos fundamentais para criar ideias. “O processo permite uma conexão com o público e consequentemente uma posição de destaque.” Ela destacou que o mesmo caminho atrai o consumidor às lojas físicas.
Conhecimento
“O cliente não quer apenas um produto, ele busca viver uma experiência e é isso que apresento na minha marca. Aqui [no workshop] tenho a chance de aprender a fazer isso da melhor forma", disse a empresária Meire Morais, proprietária da grife Guilda, que participou do workshop.
A capacitação também abordou casos de sucesso, estratégias e dicas práticas de experiências focadas nos clientes como fator de diferenciação. O workshop também contou com uma palestra de Rafael Baldin, especialista em Visual Merchandising.
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Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra