O evento ocorrido entre os dias 18 a 22 de julho recebeu cerca de 60 mil pessoas, entre produtores, chocolateiros, jovens empreendedores, chefs especializados e pesquisadores
O charuto baiano foi apresentado pelo terceiro ano no 10º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, em Ilhéus (BA), no final do último mês. O evento, que acontece desde 2009, proporcionou aos visitantes conhecerem a história e cultura do charuto por fábricas baianas, além de divulgar o grupo de produtos de origem conhecidos como os 4C da Bahia: cachaça, café, charuto e chocolate.
O festival é o maior evento de chocolate de origem do Brasil e, neste ano, proporcionou ainda mais destaques aos charutos baianos que ganharam um stand de apresentação ainda maior. Nesta edição, cerca de 1000 pessoas visitaram todos os dias o espaço que aumentou de 9m² para 18m².
No local, foi possível explorar as variedades de charutos produzidos no Recôncavo da Bahia e aprender sobre toda sua cadeia produtiva. O stand contou também que uma charuteira que permitiu aos visitantes conhecerem a forma artesanal que os charutos são confeccionados pelas mãos da profissional.
O diretor executivo do Sindicato da Indústria do Tabaco do Estado da Bahia, Marcos Augusto Souza, ressalta que oportunidades como essas são sempre importantes para propagar o que a Bahia produz com excelência. "Outro ponto relevante é apresentar o charuto baiano desmistificando a ideia que apenas o charuto cubano tem qualidade. Desta forma, promovemos também o fortalecimento das marcas baianas e do nosso setor", explica Marcos.
O 10º Festival Internacional do Chocolate e Cacau já se consolidou no calendário turístico de Ilhéus e apresenta toda a cadeia produtiva do cacau até o chocolate, seus derivados, aspectos e manifestações culturais e artísticas em torno desse produto. Além da feira de exposição de chocolate, o evento ofereceu ao público cursos e palestras, exposições de arte, turismo em fazendas, espaço educativo para crianças, ateliê do chocolate e shows com artistas regionais e nacionais.
Os 4 C da Bahia
Desde 2014, o governo estadual adotou os “4 C da Bahia” como forma de valorização de produtos denominados como de origem. O grupo de produtos que reúne cachaça, café, charuto e chocolate possuem a história de sua produção intimamente ligada com o território baiano. O projeto foi idealizado pelo Centro Internacional de Negócios, ligado a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e visa fortalecer a produção e cultura desses produtos tipicamente baianos, dentro e fora do Brasil.