A EXPOPRINT LATINOAMERICA 2018 FOI UM GRANDE SUCESSO!
Estão de parabéns os organizadores e o Staff desta Expoprint encerrada neste dia 24 de março de 2018. Foi um Show de renomados expositores que apresentaram o que há de mais moderno no mercado gráfico mundial e nacional, surpreendendo até alguns especialistas que visitam feiras fora do Brasil.
Desconheço o volume de negócios movimentado nesta feira, porém para você prezado leitor, isto é só mais um número que provavelmente nada significa. Não podíamos esperar a crise passar ou o governo mudar. Esta EXPOPRINT 2018 veio para abrir os olhos do empresário gráfico e de comunicação brasileiro para as novidades e aplicações em sua empresa.
Não quero me alongar em detalhes pois muito foi mostrado, tanto na área de equipamentos digitais de última geração, como de novos materiais para uso em produtos impressos, em seus diversos equipamentos de tecnologias conhecidas.
Os sistemas de gestão apresentados por diversas empresas nacionais, bem como um sistema de BI (Business Intelligence – Inteligência de Negócios) que facilita a vida do gestor em qualquer área da empresa, foram centro de atenção de muitos visitantes. Para aqueles que não possuem gráfica, havia uma série de empresas apresentando oportunidade de negócios através de franquia, como por exemplo a Alphagraphics que vem crescendo em todo Brasil.
Quem visitou a EXPORINT 2018 deve aproveitar ainda este ano, para avançar na reestruturação da sua gráfica e consolidar a sua empresa no mercado. O Brasil deixou para trás, a segurança econômica, tornando-se conforme estamos acompanhando na imprensa, um país que necessita de muito esforço, não só do governo, mas também dos empresários para não findar o ano com muito prejuízo.
Independentemente do desfecho de nossa situação político-econômica ainda neste ano, temos que olhar com insistência e visão estratégica, para o mercado interno e, principalmente para nossos tradicionais clientes. Não podemos esquecer também dos nossos concorrentes fazendo um “benchmarking” a fim de verificar que rumos estão seguindo. Enfim temos que sair da nossa “toca” e olhar um pouco o que acontece na economia e que caminhos iremos traçar para nossa empresa. Neste sentido também um grupo grande de empresários, resolveu criar uma nova entidade para representar o setor de gráficas e comunicação. Foi criada a ANDIGRAF – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS INDUSTRIAS GRÁFICAS E DA COMUNICAÇÃO a fim de amparar principalmente a micro e pequena empresa do setor, que hoje representa mais de 90% deste nosso mercado por todo o Brasil. E este setor está simplesmente entrando em desespero, necessitando de apoio principalmente de Gestão.
M Á S > Acompanhei diversos gráficos de todos os estados deste grande país, principalmente donos de pequenas e médias empresas e... LEVEI UM SUSTO!
Tudo isso que pude presenciar ao vivo nestas visitas que acompanhei, nos leva à necessidade de repensar IMEDIATAMENTE nossas atitudes e a nossa empresa. Principalmente no que diz respeito ao mercado, como atingi-lo e como encontrar NOVOS NICHOS DE ATUAÇÃO. Nossa força de vendas deve ser reestruturada, pois acabou a fase de catadores de pedidos. Precisamos mudar a mentalidade de nossa força de vendas para que ela possa solucionar a demanda dos clientes. Para solucionar os problemas do cliente precisamos estar absolutamente preparados tanto com a força de vendas como com o atendimento interno da produção. Nossa gráfica não pode mais tratar o mercado como se fossemos amadores, como vem acontecendo ao longo destes últimos anos. Temos que nos tornar realmente profissionais e em alguns casos oferecer ao mercado aquele “algo a mais” que não fizemos até o momento.
Como apresentar soluções aos nossos clientes, se não possuímos o material humano capacitado para fazê-lo, seja na área de vendas, seja na parte da produção? Uma das soluções seria treinamento imediato via Internet através de canais como a ANDIGRAF ou (preferencialmente “in Company”) ou ainda a terceirização de alguns trabalhos específicos com outra gráfica, experiência que tem dado certo em muitos estados.
Sua gráfica passa no momento por um período de transformação, onde as mudanças são imprescindíveis. Quem não muda, morre. Precisamos pensar em Marketing de Relacionamento e posteriormente avançar para o E-Commerce na indústria gráfica, incluindo as soluções de WEB-TO-PRINT. Precisamos definir as nossas metas nossos produtos, nossa tecnologia. O mundo mudou e mudou bastante. Hoje se não entrarmos na era da tecnologia digital, Web-To-Print, Transpromo e dados variáveis, mesmo em parte, estaremos fora do mercado em pouco tempo. As modernas impressoras digitais vão tomando o mercado do pequeno gráfico que acaba ficando sem serviço e como não sabe ainda calcular os seus impressos, pois não se atualizou, acaba fechando as portas ou mesmo vendendo as suas máquinas (se conseguir) como sucata.
A conclusão a que nós chegamos é que o país em que vivemos, encontra-se navegando com rumo indefinido, porém não em uma “marola”. E nós da indústria gráfica. Em que direção vamos navegar? Isso está nas mãos de cada “Timoneiro” (o dono da gráfica). Se conselho fosse valioso a gente não dava, vendia! Más vamos aqui dar uma “colher de chá” ao amigo leitor:
01. Repense a sua gráfica (faça seu plano de negócios),
02. Atualize-se na área técnica e de gestão,
03. Prepare sua tática mercadológica,
04. Informatize a sua empresa (pequena ou grande),
05. Mantenha atualizados os seus custos, produtividade e tecnologia,
06. Acredite em você mesmo. Você é capaz!
* Thomaz Caspary é consultor de empresas, Coach e diretor da Printconsult Ltda. - tcaspary@uol.com.br – Tel.: (11) 3167-6939 e (11) 99105-2776.