Passo a passo da troca dos pneus no veículo Chevrolet Classic 1.0 4p Flex 2008/2009 (Número: 1657013/ Aro: 13)
Em primeiro lugar, verifique a condição dos pneus com o veículo no elevador. Esta análise deve ser realizada para identificar se é possível fazer rodízio, balanceamento, alinhamento e quais componentes de suspensão também devem ser substituídos.
No pneu dianteiro/lado esquerdo, pode-se perceber que o veículo está desalinhado, o que consumiu parte do pneu (o limite de segurança do pneu, TWI, é 66mm). Também foram identificadas folgas na parte de suspensão (axial e terminal), o que representa que o alinhamento e balanceamento só poderão ser feitos com a troca dos demais componentes. A utilização desse pneu em solo molhado mesmo com os freios estando em boas condições não garante que o veículo pare, o que implica na segurança dos passageiros, além disso, outro fator importante é a fiscalização, com os pneus neste estado o condutor poderá ser multado, o documento poderá ser retido ou até mesmo o carro ser apreendido.
No pneu dianteiro/lado direito, nota-se que o arame está aparecendo. A falta de alinhamento, a correta calibragem e o furo com o prego fizeram com que o pneu tivesse esse desgaste tanto na parte interna, como externa. E os componentes de suspensão que devem ser trocados colaboraram para danificar ainda mais o pneu.
No pneu traseiro/lado direito, assim como os demais, o desgaste está presente, há várias micro rachaduras. Neste pneu em especial foi detectado que a cinta de aço foi rompida, o que gerou uma bolha na banda de rodagem. É importante verificar o prazo de garantia do fabricante que é de 5 anos (o pneu para o procedimento era de 2008). Mesmo que os pneus apresentem condições boas, é preciso trocar após esse período para garantir o seu correto funcionamento, pois o fabricante não o garante mais e as seguradoras também verificam esse detalhe na hora de cobrir ou não prejuízos.
No pneu traseiro/lado esquerdo, é visível reparar o desgaste, ressecamento e rachaduras, além do rompimento de uma das cintas. Outro fator que influencia nessa deformação é a falta de ação do amortecedor, que acaba causando ondulações na banda de rodagem do pneu.
No estepe deve ser verificado o prazo de validade e as condições de uso. Segundo os técnicos, esse pneu deve ser o melhor, pois em uma emergência é necessário. Neste caso, as condições do estepe parecem boas, contudo seu prazo de validade o inutiliza. No estepe sempre é importante realizar uma calibragem acima da qual está rodando no veículo, neste carro o indicado é 27 libras, então o estepe teria que ter no mínimo 35 libras.
Em relação à calibragem, tendo como base a indicação de 27 libras do fabricante, os técnicos orientam que este valor deve ser utilizado quando há poucas pessoas no veículo (de 2 a 3). Já quando o mesmo está completo o valor deve ser superior, os pneus dianteiros devem ter 30 libras e os pneus traseiros 36 libras.
Após avaliação, a retirada dos pneus é iniciada com as ferramentas necessárias.
Sem a calota, verificou-se que as rodas dos veículos estavam em más condições e devem ser substituídas, as rodas podem ter sofrido impactos fortes, o que pode ocasionar trepidações no veículo mesmo com os pneus em bom estado.
Removidos todos os pneus, o profissional deve esvaziá-los para retirar as rodas. Para esse procedimento, ele deve utilizar o equipamento necessário e um lubrificante para não danificar tanto o pneu usado como o novo.
Na parte interna do pneu foram detectados alguns consertos, vale destacar que quando há mais de dois reparos no mesmo local o ideal é trocar os pneus para não causar mais danos. Os técnicos também apontam que existe apenas uma área que pode receber consertos, lembrando que quando há cortes não existe reparo. Outra observação é quanto à sujeira de borracha que acumulou nos pneus, o que interferirá no balanceamento.
Em cada troca deve-se substituir as válvulas. Cada perfil de roda vai um tipo específico. As válvulas devem ser substituídas antes de colocar os pneus novos.
Coloque os novos pneus nas novas rodas. Para isto, passe também o lubrificante para não danificá-las. Caso não seja usado o lubrificante, a roda poderá cortar o pneu, que irá estourar, causando um acidente. É importante estar atento ao lado certo do pneu na hora da montagem da roda para não causar instabilidade no veículo, o lado interno (ou inside) é para baixo e o lado externo (ou outside) é para cima. Calibre os pneus novos antes de colocá-los no veículo.
Coloque os novos produtos no veículo. É importante o profissional substituir todos os itens de suspensão antes de fazer o balanceamento e alinhamento para garantir o melhor desempenho de todos os componentes.
Fonte: http://www.reparacaoautomotiva.com.br/single-post/2017/11/22/ATENÇÃO-À-TROCA-DE-PNEUS