Procedimento contou com as indústrias Continental ContiTech e Urba-Brosol
A correia dentada, também conhecida como correia de sincronismo, é uma das peças mais importantes no veículo. Ela coordena o movimento entre o comando de válvulas (abertura e fechamento) e o eixo virabrequim (subida e descida dos pistões). Este sistema é responsável pelo bom funcionamento do motor como um todo.
Caso ela arrebente, o carro para de funcionar e, se ocorrer o rompimento com o motor em funcionamento, é bem provável que todo o conjunto se danifique.
Para evitar maiores prejuízos, é recomendada a revisão do sistema a cada seis meses ou 10 mil quilômetros. Já a troca, depende do estado da correia durante a revisão. Para prevenir, siga as orientações do manual do veículo quanto à quilometragem.
Correias dentadas (sincronismo) e bombas d'água do Celta 2012 e Classic 2008
Passo 1
Afrouxar a roda, remover a parte superior do filtro de ar, travar a base do tensionador da correia de acessórios, para tirar a carga e retirar a correia com segurança (existem dois orifícios, um na base móvel, outro na base fixa. Os dois precisam coincidir para haver o travamento)
Passo 2
Retirar a parte frontal para ter acesso à correia de sincronismo, erguer o veículo e retirar a roda dianteira do lado direito, para ter acesso à parte inferior
Passo 3
Retirar o parafuso da polia do girabrequim ou fônica com a pneumática. Com a polia fônica fora, tirar a capa inferior da proteção da correia de sincronismo
Passo 4
Afrouxar o parafuso de fixação do tensionador da correia de sincronismo e então abaixar o veículo para colocar a parte superior e inferior em sincronismo, facilitando a retirada da correia
Passo 5
Girar o motor até que a parte superior e inferior coincidam com as respectivas posições, conferir se as mesmas estão nas devidas marcas. Retirar o tensionador da correia de sincronismo
Obs.: O tensionador deve ser substituído junto com a correia independente da aparência do mesmo ou da quilometragem.
Passo 6
Verificar o desgaste dos componentes, como: engrenagem do girabrequim, engrenagem do comando e polia da bomba d’água Obs.: Se houver alguma anomalia, os mesmos devem ser substituídos. Ao trocar a correia, recomenda-se a troca da bomba d´água, de maneira preventiva.
Passo 7
Retirar a bomba d’água. Após a retirada da bomba d’água, limpar o alojamento para colocar uma nova. Antes de colocar a bomba, lubrificar o anel de vedação, o-ring, com vaselina ou detergente neutro, para não degradar a borracha. Obs.: Em hipótese alguma colocar cola ou silicone na parte traseira da bomba.
Passo 8
Instalar a bomba nova. Apertar os parafusos de fixação da bomba
Obs.: Em alguns veículos é necessário reposicionar a bomba d´água, pois a mesma interfere diretamente no funcionamento da correia.
Fonte: http://www.reparacaoautomotiva.com.br/single-post/2017/10/25/Sem-título