A Anuga FoodTec será realizada de 20 a 23 de março de 2018 na cidade alemã de Colônia e, de acordo com a organizadora Koelnmesse, está posicionada como "a principal feira internacional para a indústria de alimentos e bebidas".
Ao redor de 1.700 empresas de mais de 50 países apresentarão seus novos produtos, soluções e equipamentos em 140 mil metros quadrados de espaço de exposição. Além disso, esta edição estará acompanhada por um programa de conferências, fóruns, visitas guiadas e demais eventos que oferecem networking.
Segundo a Koelnmesse, todas essas atividades "proporcionam valor agregado tanto para os expositores quanto os visitantes".
Dietmar Eden, vice-presidente da Koelnmesse, concedeu uma entrevista exclusiva à CarneTec, ocasião na qual falou sobre a próxima edição da Anuga FoodTec, enfatizando as atividades programadas, as conferências, a exposição e a relevância deste evento para a América Latina.
Qual é a importância da Anuga FoodTec para a indústria de alimentos e bebidas? A Anuga FoodTec irá abranger toda essa indústria, o que inclui produção, embalagem, uso de ingredientes e até segurança e inocuidade. Esse evento reúne visitantes internacionais da indústria em um lugar só e se posiciona como uma plataforma líder de informação. Entre 2009 e 2015, o número de visitantes aumentou para mais de 45 mil (+35%); no mesmo período, o número de expositores aumentou para cerca de 1.500 (+25%). A Anuga FoodTec continuará neste caminho de ampliação em sua edição deste ano.
Este evento é voltado a que tipo de público profissional? A feira se destaca pelo seu altíssimo nível de internacionalidade. Em 2015, o número de visitantes estrangeiros ultrapassou 54% e eles vieram de 139 países. O grupo-alvo de visitantes é muito diversificado. Eles incluem trabalhadores qualificados de todos os setores da indústria, como diretores executivos, gerentes de produção e de operações, bem como especialistas em P&D, controle de qualidade, marketing e vendas. Esses grupos irão encontrar os expositores na Anuga FoodTec que oferecem soluções adequadas para o seu sucesso comercial.
Quantos visitantes são esperados para o evento? Quantos deles virão dos EUA, Europa, Ásia, etc.? Estamos confiantes de que aumentará o número de visitantes na Anuga FoodTec 2018. Por essa razão, temos fortalecido as nossas iniciativas de marketing fora da Europa com a finalidade de atrair um maior número de visitantes. Nos focamos na China, Índia, EUA, Brasil e na Indonésia. Esses mercados são cada vez mais importantes para os nossos expositores. Eu gostaria de enfatizar que, além da quantidade, a qualidade dos visitantes é um critério importante para garantir o sucesso da nossa feira: não só muitos visitantes, mas também os visitantes certos para os expositores. Conseguimos um sucesso significativo nesse quesito.
É importante o mercado da América Latina para a Anuga FoodTec em termos de visitantes e expositores? A América Latina é um mercado forte na produção e exportação de alimentos. Por essa razão, sim, é muito importante para a Anuga FoodTec. Vemos nesse continente um grande potencial e lançamos campanhas promocionais voltadas específicamente para esse público. Fortalecemos as medidas de marketing além da presença editorial em certas publicações na América Latina. Também recebemos a JBS, uma das maiores empresas frigoríficas no mundo, na Anuga FoodTec 2015. Nós organizamos as feiras AndinaPack e AnuTec, na Colômbia e no Brasil, respectivamente, o que mostra a importância da América Latina para nós.
Que tipo de associações ou empresas estarão representadas neste evento? Os seguintes expositores já confirmaram sua participação na Anuga FoodTec 2018: Handtmann, Bizerba, Cabinplant, Frontmatec, GEA, JBT, Linde, Maja, Mettler-Toledo, Multivac, Sealpac, Siemens, Weber e Vemag. Além disso, as seguintes empresas irão exibir na Anuga FoodTec 2018 pela primeira vez ou retornarão após uma longa ausência: Automation A + F, Contitec, Cuddon Ltd., Dienst Verpackungssysteme, FBK, Inox Meccanica, Perfinox, Synerlink, Talsabel, Tavil, Twin Pack e Zudek.