Em novembro de 2017, o SINPEQ iniciou o processo eleitoral para renovação da sua Diretoria, Conselho Fiscal e Representantes junto aos Órgãos Superiores para o Triênio 2018 / 2021, de acordo com o seguinte cronograma: 24/11/2017 - Formação da Comissão Eleitoral (Artigo 38); 30/11/2017 – Publicação do Edital de Convocação da Eleição e início do prazo para Registro de Chapas (Artigos 41 e 42), 15/12/2017 – Encerramento de Registro de Chapas (Artigo 46); 15/12/2017 – Confecção das cédulas e Divulgação das Chapas(Artigo 46, Parágrafo Único); 16/12/2018 a 20/12/2017 - Impugnação de candidato ou chapa (Artigo 54); 29/01/2018 – Constituição e Composição da Mesa Coletora; 08/02/2018 - Eleição (Artigos 14-I, 15, 33 e 49); Encerramento dos Trabalhos de Votação (Artigo 50 e Parágrafo único); Constituição e Composição da Mesa Apuradora (Artigos 51 e 52); Proclamação do Resultado da Eleição (Artigo 53); 08/02/2018 a 15/02/2018 – Recurso contra o Resultado da Eleição (Artigo 56); 20/02/2018 - Divulgação do Resultado da Eleição; 10- 12/03/2018 - Início do novo mandato (Artigo 58).
Atendendo o disposto no Artigo 38, Parágrafo 3º do Estatuto do SINPEQ, foi constituída a Comissão Eleitoral composta de 3 membros titulares: Srs. Irandir Rocha Brito, representante da BRASKEM S/A, designado pelo Presidente do SINPEQ para ser o Presidente da Comissão Eleitoral; Sr. Manoel Araújo, representante da ITF CHEMICAL, e Sra. Vanessa Rezende, representante da PROQUIGEL QUÍMICA S/A.