A primeira edição do livro “Embalagem Melhor Mundo Melhor”, que pertence à coleção Better Packaging. Better World, elaborada pelo Instituto de Embalagens, traz uma abordagem de todo o sistema de embalagem, desde conceitos até a disposição final, incluindo mercado, design, tendências, inovações, materiais, processos, máquinas e a delicada questão de sustentabilidade.
O novo livro da coleção ganhou um projeto gráfico diferenciado, além de 57 capítulos, fotos e informações atualizadas. Está disponível em dois volumes: português e inglês. Preparado por uma equipe multidisciplinar, o material aborda, de forma simples e acessível, o universo da indústria de embalagem para convertedores de embalagens e indústrias de produtos de consumo.
O livro visa capacitar novos profissionais, atualizar os atuais e servir de fonte de consulta de conhecimento em embalagens. “A primeira edição de ‘Embalagem Melhor Mundo Melhor’ pretende ser uma referência no setor para apoiar no desenvolvimento de melhores embalagens e ajudar a criar e inovar a partir de conhecimento sólido, isento e imparcial”, afirma Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.
De acordo com o prefaciador, João Carlos Basílio, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), “este livro proporcionará aos leitores a unificação dos principais temas relacionados ao segmento de embalagens e possibilitará ao setor industrial vantagens competitivas e tecnológicas em âmbito nacional e global”.
A coleção nasceu, em 2014, e já tem quatro livros: o completo (primeira edição apenas em inglês), Embalagem Flexível e Embalagem de Papelcartão (português-inglês) e Embalagem de Alumínio (português- inglês-espanhol).
Todos os livros estão na mesma plataforma do site, que é o canal da coleção. O material é patrocinado pela Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), Braskem, ExxonMobil, Krones, Clube da Embalagem, FuturePack, Ibema, Myers do Brasil, Papirus, Suzano Papel e Celulose, Abief (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis), Bemis, MD Papéis, Multivac, Radici Group, Sleever e Sunnyvale.
O Instituto de Embalagens
Fundado em 2005, o Instituto de Embalagens tem o objetivo de levar conhecimento para o setor de embalagens, visando o seu avanço e crescimento. O trabalho consiste na coordenação e realização de cursos, encontros, treinamentos e publicações técnicas.
Desde a criação do Kit de Referências de Embalagens, primeiro material didático do Instituto de Embalagens, a entidade já publicou 14 livros e realizou 96 eventos, com a participação de mais de 6 mil profissionais.
A crença do Instituto de Embalagens é que melhores embalagens promovem melhor qualidade de vida.