Sejam empregados ou empresários, estão todos preocupados com os rumos que nossa economia vem tomando nos últimos tempos.Essa preocupação com a atual situação econômica do Brasil vem fazendo com que grande parte dos empresários gráficos adiem investimentos e novos empreendedores aguardem momentos menos incertos para iniciar seus projetos.
Como em todo momento de incerteza, uma certa dose de pânico se confunde com a frieza dos números e por isso é importante termos uma visão real do que está acontecendo.
O que é fato e o que é pânico
Os números não deixam dúvidas sobre a gravidade da situação econômica brasileira, muito embora o governo tente mascarar a crise com interpretações convenientes e a negação dos dados captados pelas diversas consultorias econômicas, instituições de classe e até mesmo das próprias agências e órgãos governamentais.
A atual situação econômica do Brasil é tecnicamente de estagnação. A crise econômica dos últimos dois anos não é mais apenas uma hipótese e consta como fato em toda pauta de reunião de empresários do país e também fora dele. Acreditar em mais uma história sobre “marolas” é negar a realidade econômica do país e abrir a porta para o fracasso.
É claro que, como em toda situação de incerteza, principalmente em ano pré-eleitoral, uma certa dose de pânico acaba se instalando. Esse também não é o caminho para a solução do problema, pois em momentos de histeria, decisões precipitadas podem também acabar destruindo o seu negócio.
São diversos os problemas que desafiam os empresários, onde alguns já enxergam uma tênue luz no fim do túnel. Talvez o problema mais grave é a submissão da política econômica à política partidária. Isso tem levado a uma desestruturação da máquina pública que vem prejudicando todos os setores da sociedade, como a educação, saúde pública, segurança e obviamente a economia.
O resto, na verdade é o resto, tal como falta de investimentos em infraestrurra gerando falta de credibilidade. Com escândalos se acumulando e a impunidade gracejando, mesmo que estivesse bem intencionado o governo não teria credibilidade suficiente para contar com apoio dos diversos setores da economia nacional. Este é o problema que nos deixa temerosos em relação ao futuro.
Muitos empresários pararam de se lamentar e passaram a agir, acreditando, como eu acredito, neste Brasilzão que, afinal tem a nós brasileiros criativos e trabalhadores.
ALTERNATIVAS PARA RETOMADA DE CRESCIMENTO NO NOSSO SETOR:
Que a economia brasileira vai mal, todo mundo sabe, mas a pergunta é: De que forma podemos nos preparar para enfrentar e vencer o desafio de levar nossa empresa de volta aos rumos do crescimento? No que diz respeito ao empresário, como se preparar para 2018 e anos seguintes e estar pronto para uma retomada do crescimento da nossa gráfica.
Saber como se preparar para os próximos meses e anos, é o primeiro passo não só para garantir a sobrevivência do seu negócio, como também largar com toda força.Não adianta nada entrar em desespero em razão dos sinais de desaquecimento da economia e queda nas vendas. Isso não vai resolver o problema.
· Reduza imediatamente seu grau de endividamento.
· Faça uma Análise Swot para ver os pontos fortes e fracos de sua gráfica em todas as áreas da empresa
· Refaça o seu Plano de Vendas, caso tenha ou através das técnicas existentes monte o seu Plano de Negócios.
· Introduza em sua empresa (caso não tenha) um sistema de Gestão completo. Não é tão caro como você pensa e se paga em curtíssimo tempo.
· Aplique se possível o Programa de Boas Práticas de Fabricação e Gestão. Caso seja complicado, faça ao menos a parte mais importante deste plano e cuide da Gestão da Informação e Comunicação.
· Prepare-se para rever toda a sua área de Suprimentos.
· Custos e Formação do Preço de Vendas é igualmente uma coisa muito importante que não pode ser deixada de lado. Embora em pleno século XXI encontramos muitas gráficas calculando papel vezes três, para encontrar o preço de vendas de um serviço, é no mínimo uma idiotice.
· Revise o seu MIX de Produtos e Serviços.
· Verifique o “clima” existente entre os sócios.
· Não deixe de fazer as manutenções necessárias em seus equipamentos otimizando os processos produtivos.
· Avalie a possibilidade de Downsizing (Redução dos Ativos).
· Invista em Marketing, faça um Site inteligente e Interativo além de entrar nas redes sociais.
· Não adianta de nada entrar em desespero em razão dos sinais de desaquecimento da economia e queda nas vendas. Isso não vai resolver o problema.
· Participe de eventos do ramo e de outros setores onde você possa encontrar possíveis clientes nunca antes sonhados.
O mercado financeiro projeta um cenário confortável para a economia brasileira em 2018. A expectativa é de inflação controlada, crescimento elevado e juros de um dígito – um quadro que cria um ambiente de incentivo para investimentos e para o emprego.
Depois das reformas estruturantes encaminhadas pelo governo, a exemplo de medidas que reorganizam as contas públicas e reduzem a burocracia, esse cenário favorável se mostra cada vez mais próximo.
Já a partir do terceiro trimestre deste ano, o País voltará a crescer a taxas mais robustas. Dados do Boletim Focus, uma pesquisa que reúne as expectativas de cerca de 100 analistas, mostram que o Brasil vai avançar 1,10% na comparação com o terceiro trimestre de 2016. No último período do ano, essa taxa vai avançar para 1,87%.
Más cuidado com os números publicados na imprensa ou até em órgãos oficiais. Tenha os seus próprios dados e frequente constantemente seus pares, nos sindicatos patronais, a fim de trocar informações pessoais sobre o que acontece. Ficar dentro da gráfica ou mesmo acreditar que se comanda uma empresa atrás de uma escrivaninha com um computador e um celular, está redondamente enganado.
Meu lema sempre é “TBC” (tire a bunda da cadeira) e faça alguma coisa pela sua gráfica. Circule dentro da gráfica e principalmente em seus clientes e na Associação de classe ou sindicato. Você verá resultados com maior velocidade.
Os números mostram que depois da recessão de 2016, o brasileiro voltará a ver, ainda em 2017, a inflação controlada e o crescimento do PIB. O ano que vem, no entanto, promete ser ainda melhor. Até o momento, a projeção é de que o País cresça 2,30%, mas esse número pode melhorar – nas últimas duas semanas o mercado aumentou essa previsão.
Caro amigo gráfico. Isso só é um artigo. Você também não precisa fazer nada do que sugeri. Caso não mude nada em sua empresa, peço que depois não venha reclamar.
Boa sorte, bom mês de outubro com ótimas vendas, faturamento e Resultados. - Um abraço.
*Thomaz Caspary é consultor de empresas há 30 anos, Coach e diretor da Printconsult Ltda.- tcaspary@uol.com.br – Tel.: (11) 3167-6939 e (11) 99105-2776.