Todos nós conhecemos aquele dono de gráfica que é a personificação do "problema". Geralmente é aquele que ao chegar de manhã e entrar na empresa provoca o "xiiiiiii...lá vem ele!". Esse tipo é fácil de identificar. É o homem que parece sempre encontrar empecilhos e obstáculos em tudo, todos os problemas "só acontecem na minha gráfica", aparenta estar sempre estressado e nunca se consegue entrar em um acordo com ele sobre qualquer coisa sem partir para o conflito. Na maioria das vezes, por não separar os problemas graves dos que tem fácil solução, descobre-se que os casos que para ele são "graves" não passam de episódios simples de resolver ou que poderiam até mesmo ter sido evitados.
Quem nunca ouviu a famosa frase: "Se você não faz parte da solução, então faz parte do problema". Problemas acontecem todos os dias e os Gestores geralmente sabem como lidar com eles, pois afinal, seu trabalho é justamente esse: resolver problemas. A grande sacada, porém, está na forma como se deve lidar com eles.
A primeira coisa importante a considerar é: que tipo de problema devo resolver? A resposta é simples: aqueles cuja resolução, dependerá da minha aprovação. São bons exemplos os que se referem a custos adicionais para a empresa, soluções que necessitarão da colaboração de pessoas que não estão sob seu comando ou soluções que demandam investimento.
Depois de alguma experiência, o dono da gráfica começa a acreditar que todos os problemas que acontecem na empresa não são "tão graves assim" ou que seu funcionário quer apenas "jogar os seus problemas em cima de você, tirando o corpo fora".
Mas então, qual é a melhor forma de acolher um problema como Gestor? A melhor forma, é não apenas ouvir atentamente o que seu funcionário tem a dizer e fornecer opções de resolução delegando a tarefa. A apresentação das possíveis soluções de um problema, demonstra que você confia que seus subordinados consigam resolve-los fazendo com que a sua imagem seja a de quem só assume um problema quando "não tem mais jeito". Os problemas levados e delegados aos colegas de trabalho, serão tratados com maior seriedade e você terá maior facilidade em obter cooperação para que sejam resolvidos.
Com isso você não fica preso a detalhes e tem TEMPO para direcionar o seu FOCO para questões de Gestão Básica da sua gráfica não perdendo seu precioso tempo com problemas, como a compra de um parafuso, ou com a entrega no seu veículo de um serviço de cliente a 40 Km da sua gráfica.
SAIBA DELEGAR
É ótimo poder fazer parte da solução da maioria dos problemas da empresa, mas é muito importante tomar cuidado para que o seu ego não supere as necessidades da organização. Querer "tomar a frente" na resolução de problemas que cabem a outras pessoas pode fazer com que você atrapalhe ao invés de ajudar e que com isso não se concentre em coisas mais importantes.
PARTICIPE AS PESSOAS ENVOLVIDAS
Mesmo resolvendo os problemas que você considerou "pequenos", é importante informar a sua ocorrência e participar os envolvidos com a descrição do problema e a solução que você adotou. Um material enviado com quantidade a menor ou acima da solicitada, por exemplo, pode ser aceito pelo cliente, mas é preciso participar os responsáveis pelo envio para que o problema não se repita. O ideal é resolver os casos considerando a sua solução permanente e não apenas pontual.
IMPORTANTE: Ocupando a posição de Gestor da empresa comece a enxergar-se como, antes de tudo, dono do seu patrimônio e que o comportamento profissional adotado por você pode ser decisivo para garantir que surjam ou não oportunidades de crescimento da sua gráfica no mercado.