Caros amigos,
Ontem 1º de Setembro, tive um feliz encontro com os empresários dos estados do Nordeste e Norte deste nosso pujante país, onde pude Palestrar e TROCAR IDEIAS com os empresários (e não foram poucos) de quase todos os estados do Norte e Nordeste deste nosso Brasilzão. Infelizmente ficou patente o que publiquei ondem em meu Site (www.printconsult.com.br) e que transcrevo abaixo, para uma profunda reflexão vossa e, para uma tomada imediata de atitudes, para perpetuar a sua empresa, o seu patrimônio, o seu negócio! Esta reunião foi em São Luiz, no maravilhoso estado do Maranhão, e queremos por meio desta postagem, agradecer ao nosso Anfitrião ROBERTO CARLOS MOREIRA bem como a toda a sua equipe que nos prestigiou neste evento.
Este ano de 2017 foi um ano rico em experiências, pois estivemos com quase duas centenas de gráficos de pequeno porte que só reclamavam do governo, da situação e dos concorrentes. Em uma conversa aberta e com a ajuda de alguns donos de pequenas e médias gráficas, criamos uma lista das falhas que você pode e deve evitar na sua empresa, para sair desta crise que assola quase todas as gráficas do nosso país.
Tocar um negócio próprio como uma gráfica é um desafio e tanto! Exige não apenas enorme dedicação, mas também muito conhecimento em técnicas de gestão e comportamento de mercado. Se você é aquele dono de empresa que foi operador de máquina ou herdou a empresa do pai, dirige a gráfica há mais de 20 anos, os cuidados devem ser dobrados!
Para ajudar você, depois de analisar os problemas que levaram algumas gráficas para a insolvência e outras estão quase chegando la, preparamos uma lista com dicas para vocês refletirem melhor sobre o que vão ler evitando assim erros que poderão até fechar a sua gráfica.
CONFIRA OS TÓPICOS ABAIXO CONSERTANDO A SITUAÇÃO IMEDIATAMENTE:
ATUAR NA INFORMALIDADE
Muitos gráficos se veem tentados a trabalhar na informalidade ou em português claro trabalhar uma parte sem nota ou meia nota. A intenção principal é fugir dos impostos, porém, a verdade é que sem a formalização o negócio fica impedido de crescer. Apenas com o CPNJ haverá as possibilidades de emissão de nota fiscal, abertura de conta bancária para pessoa jurídica, uso de máquinas de cartão de crédito e solicitação de empréstimos públicos a juros mais baixos. Sem contar que, na informalidade, sua atividade, será sempre encarada como algo pouco profissional e improvisado. O que isso significa? Perda de mercado e de vendas!
NÃO CONHECER A MATEMÁTICA DE SEU NEGÓCIO
A conta que o gráfico faz, em grande parte nas suas atividades, é muito simples. É a conta do tipo lucro = receitas – despesas. As receitas são obtidas a partir de uma estimativa de preço e quantidade. As despesas diretas são subtraídas e o restante serve para cobrir as despesas indiretas e formar lucros. Sendo o resultado positivo, logo surge o ímpeto do ganho de escala, ou seja, aumentar o volume das vendas para que o lucro seja cada vez maior. É por isso que os empresários gostam tanto da palavra crescimento. No entanto, quando as vendas crescem, a necessidade de capital de giro também cresce. Quando o lucro não é suficiente para cobrir a necessidade de capital de giro, a empresa precisa recorrer aos empréstimos bancários, geralmente a custos elevados. As despesas financeiras, advindas desses empréstimos, subtraem o lucro. Através de um raciocínio simplista, o empreendedor anseia por vender ainda mais para gerar mais lucro e o que quase sempre consegue é aumentar ainda mais o endividamento.
NÃO TER NENHUM PLANEJAMENTO, NEM PLANO DE NEGÓCIOS
Antes de continuar sua atividade como gráfica, o gestor deve elaborar um plano de negócios, ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer projeto. É por meio dele que o empresário definirá ações e metas a serem cumpridas a curto, médio e longo prazos. Para desenvolver negócios também é preciso trilhar o caminho do sucesso. Esse caminho, muitas vezes, pode ser sintetizado em metas. Afinal, não há como se favorecer das oportunidades sem saber onde se quer chegar. Além de estabelecer prazos para alcançar metas, que devem ser claras e específicas, é importante definir também valores para alcançar o objetivo traçado. Custo e prazo vão dar a dimensão das dificuldades e dos passos para atingir a meta.
As estatísticas indicam que uma em cada três gráficas brasileiras está fechando por pura falta de planejamento. Fuja dessa margem tão negativa! Trace um bom plano de negócios e comece com o pé direito! Se precisar de ajuda, estamos à disposição.
DESORGANIZAÇÃO FINANCEIRA
As maiores dúvidas dos micro e pequenos empresários gráficos estão relacionadas ao setor de finanças. Muitos vivem mergulhados em uma completa desorganização financeira, o que muitas vezes leva as contas bancárias ao vermelho. A gestão financeira tem que ser uma prioridade. A começar pela burocracia, que engloba as verbas necessárias para arcar com taxas e tributos, onde é fundamental buscar orientação. Não entender as finanças é um erro grave que compromete a visualização dos rendimentos e gastos.
O primeiro passo para corrigir isso é realizar o fluxo de caixa. Com planilhas simples, é possível controlar os valores que entram e saem, inclusive com previsões futuras. Dessa forma, o gráfico terá total controle da situação monetária e poderá planejar o crescimento saudável do negócio.
O contador é um dos profissionais que mais pode auxiliar nesse passo e, ainda, orientar sobre as melhores opções de enquadramento da empresa para que se obtenha menor custo tributário. Indispensável para o desenvolvimento empresarial, ele deve oferecer um serviço pautado pela gestão contábil da empresa para agregar muito mais do que apenas o registro dos dados legais. É importante considerar esses detalhes ao buscar o escritório contábil que vai ajudar a controlar as finanças.
CONFUSÃO PATRIMONIAL
Eu diria que isso acontece com a grande maioria dos donos de empresas gráficas A confusão patrimonial caracteriza-se quando o empresário usa o dinheiro da empresa para pagar despesas pessoais, como a fatura do cartão de crédito, a escola dos filhos e as contas da casa. O dono do negócio deve fixar uma retirada mensal, tecnicamente chamada de pró-labore e encará-la como um salário. A possibilidade de saques extras deve ser descartada e os recursos devem ser aplicados na própria empresa, para que ela tenha condições de crescer..
DESCONHECIMENTO DOS REAIS CUSTOS E NÃO SABER CALCULAR O SEU SERVIÇO GRÁFICO
Principalmente os pequenos donos de gráfica, também costumam errar muito na hora de definir a margem de lucro e fixar preços de produtos. É bastante comum encontrar empresários que vendem muito, mas se queixam de que no final do mês não conseguem ver o dinheiro entrar. Isso acontece em razão de cálculos equivocados. Saiba que há técnicas corretas para definir margens de lucro e preço de produtos e serviços. Se você não as conhece está na hora de rever as finanças da empresa E OS MÉTODOIS DE CUSTEIO!
NÃO DIVULGAR A EMPRESA E NÃO FAZER MARKETING
Estratégias de comunicação devem ser adotadas em qualquer negócio, seja ele de grande ou pequeno porte. Marketing e divulgação são essenciais para negócios PRINCIPALMENTE EM ÉPOCAS DE CRISE. Algumas medidas criativas podem ser adotadas sem grandes custos. Quer algumas ideias? Mande mensagens para o e-mail de seus clientes, por exemplo, informando sobre novidades e promoções, crie um programa de fidelidade e entre para as redes sociais. Simples e eficiente! Existem várias outras dicas que poderemos oferecer a você. Tudo depende de continuar sentado aí na sua escrivaninha.
NÃO REINVENTAR-SE NO TEMPO, NEM BUSCAR NOVOS
CONHECIMENTOS!
Quer mesmo saber quando é esse “a tempo”? Quando você e o seu negócio estiverem experimentando o sucesso. E não é fácil compreender que é necessário reinventar-se em pleno sucesso e com dinheiro entrando no caixa. Nada é mais transitório do que o sucesso e, como dizia Alvin Toffler, “nada é mais perigoso do que o sucesso de ontem”. Essa lição vale ouro maciço: é questão de sabedoria empreendedora mudar antes que os números avisem e o mercado dê um ultimato.
Expandir os conhecimentos é como ampliar as possibilidades. Conhecimentos permitem exercer uma melhor liderança, obter um posicionamento de mercado mais adequado, conseguir uma relação mais estreita com os clientes, criar situações de criatividade e inovação e gerar resultados mais recompensadores. Investir tempo para continuar aprendendo, sempre e o tempo todo, também faz parte da sabedoria empreendedora.
E VOCÊ AMIGO GRÁFICO? Não vai tomar nenhuma atitude? – Sucesso e... se precisar da gente, não deixe de entrar em contato.