A retífica costuma dividir opiniões entre os reparadores, mas pode ser feita em certos casos, após a avaliação das condições dos componentes
Fundamental para a segurança dos veículos, as peças do sistema de freios devem ser verificadas regularmente e substituídas sempre que necessário. Contudo, para tornar o procedimento mais barato, muitas vezes pode ser dado um passe nos discos e tambores de freios.
Mas, como cada modelo e tipo de disco ou tambor possui uma especificação, quando a medida estiver abaixo da espessura mínima não é recomendável fazer esse trabalho, conforme explica Carlos Eduardo Martins, da Mecânica Martins, de Santo André (SP). “Aqui na mecânica nós terceirizamos esse serviço. No entanto, aconselhamos a instalação sempre de uma peça nova”, orienta.
Para Stefan Sket, da Auto Center Shop Tire, de São Paulo (SP), o passe não é incentivado em sua oficina. “Aconselhamos a troca, pois o custo e o tempo de fazer esse reparo não compensam”, ressalta.
Segundo o profissional, esse procedimento é somente indicado nos casos de os componentes serem difíceis de encontrar no mercado, terem um preço muito elevado ou quando é verificada apenas uma necessidade de limpeza nos discos ou tambores. “Aconselhamos também esse tipo de serviço nos tambores quando o item estiver com rebarba e atrito, mas se houver muitas cavidades, não recomendamos. O melhor ainda é a troca dos componentes”, afirma.
PASSE – Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP, avalia que esse procedimento é válido, desde que não afete a segurança. “O disco de freio suporta apenas um passe, mas os tambores de freio podem suportar mais de um passe, dependendo das condições do componente, mas é preciso estar atento às medidas. Em algumas situações o melhor sempre é comprar um novo, levando em consideração o tempo e custo para fazer o reparo e o valor da peça nova”, ratifica.
Antes de fazer o passe, é preciso verificar qual é a medida-padrão especificada pela montadora. Esses dados podem ser encontrados em retíficas, concessionárias e varejos especializados em freios.
A retífica costuma dividir opiniões entre os reparadores, mas pode ser feita em certos casos, após a avaliação das condições dos componentes
Fundamental para a segurança dos veículos, as peças do sistema de freios devem ser verificadas regularmente e substituídas sempre que necessário. Contudo, para tornar o procedimento mais barato, muitas vezes pode ser dado um passe nos discos e tambores de freios.
Mas, como cada modelo e tipo de disco ou tambor possui uma especificação, quando a medida estiver abaixo da espessura mínima não é recomendável fazer esse trabalho, conforme explica Carlos Eduardo Martins, da Mecânica Martins, de Santo André (SP). “Aqui na mecânica nós terceirizamos esse serviço. No entanto, aconselhamos a instalação sempre de uma peça nova”, orienta.
Para Stefan Sket, da Auto Center Shop Tire, de São Paulo (SP), o passe não é incentivado em sua oficina. “Aconselhamos a troca, pois o custo e o tempo de fazer esse reparo não compensam”, ressalta.
Segundo o profissional, esse procedimento é somente indicado nos casos de os componentes serem difíceis de encontrar no mercado, terem um preço muito elevado ou quando é verificada apenas uma necessidade de limpeza nos discos ou tambores. “Aconselhamos também esse tipo de serviço nos tambores quando o item estiver com rebarba e atrito, mas se houver muitas cavidades, não recomendamos. O melhor ainda é a troca dos componentes”, afirma.
PASSE – Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP, avalia que esse procedimento é válido, desde que não afete a segurança. “O disco de freio suporta apenas um passe, mas os tambores de freio podem suportar mais de um passe, dependendo das condições do componente, mas é preciso estar atento às medidas. Em algumas situações o melhor sempre é comprar um novo, levando em consideração o tempo e custo para fazer o reparo e o valor da peça nova”, ratifica.
Antes de fazer o passe, é preciso verificar qual é a medida-padrão especificada pela montadora. Esses dados podem ser encontrados em retíficas, concessionárias e varejos especializados em freios.