Este defeito que ocorre no Gol e Parati na maioria das vezes esta relacionada com sujeira excessiva no corpo da borboleta (TBI), sujeira essa causada pelo sistema de ventilação do carter.
Para resolver este problema basta fazer a limpeza do corpo da borboleta (TBI) e logo após o ajuste básico do TBI.
Um detalhe muito importante que deve ser observado nestes modelos é na hora de trocar o óleo do motor, pois a quantidade de lubrificante correta é 3,3 L e muitas pessoas acabam colocando 3,5 L. O aumento do nível de óleo também ocorre na hora completar o lubrificante e este excesso acelera muito o processo de carbonização do corpo da borboleta fazendo com que o defeito aparece com maior freqüência.
Ao acelerar o motor não passa de 2500 RPM ou fica muito acelerado, dificultando a condução do carro.
Este tipo de problema geralmente é provocado por uma falta de sincronismo entre o corpo da borboleta e a unidade de comando e suas causas mais comum é a falta de alimentação da central ( causada por uma troca de bateria por exemplo) ou quando não é feito o ajuste básico após uma limpeza do corpo da borboleta.
A forma de resolver este defeito é fazendo o procedimento de ajuste básico corretamente. No post abaixo tem uma explicação simples de como realizar este processo.
Realizando o ajuste básico, Gol e Parati 1.0
Em alguns casos além do consumo fora do normal e do afogamento do motor, a marcha lenta fica alterada e a luz de injeção ascende.
Na maioria dos diagnósticos que fazemos nos modelos Gol e Parati 1.0 com estes sintomas, os problemas foram causados por um defeito no sensor de temperatura da água. O mesmo envia uma informação incorreta para central e desta forma a U.C.E não consegue acerta o tempo de injeção.
Para estes problemas a troca do sensor foi feita e os sintomas sumiram.
Estes são somente 3 defeitos recorrentes no Gol e na Parati com esta motorização, é claro que existe outros que iremos abordar em posts futuros.
Fonte: Dicas de Mecânica