O vice-presidente da Fiero e empresário do segmento cerâmico, Osvaldo Rosalino participou da capacitação e ressaltou a importância do Procompi e destacou as ações empreendidas pelo Sistema Fiero. “A visão empresarial mudou e temos de nos adequar, principalmente buscando mais conhecimento e colocando em prática inovações. O mercado é exigente e valoriza o produto de qualidade e vende mais quem oferecer mais qualidade”, garantiu.
Quatro empresas participaram do curso, que também contou com a presença de consultores da Anicer.
Todas as ações estão alinhadas às atuais necessidades do setor e ao momento econômico atual que o país vive, com foco em redução de custos e com melhor aproveitamento de ferramentas e recursos disponíveis na estrutura de cada cerâmica. A afirmação é de Antônio Rocha Guedes, da Coordenação Projetos Inovação/Procompi/Fiero, sobre o curso de formação de preços para indústria cerâmica, que aconteceu nos dias 21 e 22, na Fiero.
Guedes esclarece que a inciativa vem de encontro a demanda essencial identificada para o setor, haja vista a crise econômica que se abate sobre toda atividade produtiva, o que tem levado as empresas a adotar política de concorrência desleal, comprometendo inclusive a manutenção do negócio, posto que há registros de fornecimento de produtos abaixo de custo de produção. “O curso de formação de preços para indústria cerâmica também será ministrado nos dias 4 e 5 de agosto, em Cacoal, tendo como público alvo empresários locais do segmento”, falou.
O projeto também conta com uma missão técnica a uma feira de nível nacional – que será definida em conjunto com o grupo de empresas participantes –, com o objetivo de conhecer novas tecnologias e interagir com demais ceramistas e profissionais do segmento cerâmico e da construção civil.
Segundo o ministrante, o engenheiro de Produção e professor da Unesc Edson Firmino Ribeiro, a capacitação ajudará o ceramista a aprofundar os conhecimentos de gestão, das variáveis relacionadas à produção, além de conhecer alternativas estratégicas para fixação de preços dos produtos cerâmicos (de linha de produtos, de produtos opcionais, de produtos cativos e subprodutos, de pacotes de produtos, dentre outros). “Com o crescimento da concorrência em diversos setores e com a globalização da economia, é imprescindível que o profissional saiba formar o preço de venda baseado no lucro desejado pela empresa”, disse.
Ribeiro abordou as temáticas como a ‘importância e significado do preço de venda’; ‘componentes de preço de venda’; ‘custos e despesas fixas e variáveis’; ‘estrutura de uma planilha de custos’; ‘a importância do planejamento dos custos’; ‘peso de salários, tributos, provisões, encargos sociais e benefícios’; ‘regime de caixa x regime de competência’; ‘planejamento de custos’.
Ainda de acordo com o especialista, a formação teve o objetivo de treinar profissionais e empreendedores, tornando-os capazes de identificar e classificar os componentes de mercado responsáveis pela redução de custos, garantindo a competitividade dos preços. “Formar preços”, explica Ribeiro, “envolve decisões que carecem de análises para um tempo de curto, médio e longo prazo. Decisões imediatas quanto à formação de preço podem comprometer a perpetuidade da organização. Desenvolver uma estratégia de preço envolve o balanceamento entre benefícios, valor oferecido e preços”, comentou.
O Programa de Apoio e Competitividade das Micros e Pequenas Empresas – Procompi/Rondônia, projeto articulado pela Anicer e Sindicer Rondônia tem o apoio do Sebrae, Confederação Brasileira da Indústria (CNI) e do Sistema Fiero.