Tenho assistido com satisfação, ao longo destes últimos meses, que muitas gráficas estão saindo do vermelho, e se recuperando, inclusive mantendo margens bastante atraentes para a continuidade e desenvolvimento de seu negócio. Isso se deve ao fato de que os gestores destas gráficas tem se informado, participando de seminários e inclusive lendo os vários artigos que publico em minhas diversas páginas na mídia impressa e digital. Recebo diariamente pelo menos 5 e-mail com solicitação de “dicas”, o que acho bastante positivo para um público que não se importava com o que acontece fora da empresa.
Depois de enfrentar dias de máquinas paradas por falta de vendas, problemas com preços, com o fluxo de caixa e gestão da produção, os empresários parece-me estão investindo em “colocar a casa em ordem”. Para isso, começam a se voltar ao uso de indicadores de vendas e produção, melhoria na qualidade das informações e seu fluxo, análise do que vendiam sem resultado, etc.
Quando o empresário gráfico opera de forma aparentemente estável e as coisas começam a complicar, demora sempre algum tempo para perceber que está perdendo o controle da situação. Neste momento ele busca caminhos para a recuperação consistente. Conversando com um empresário do interior de São Paulo, ele me disse que, se tivesse a sua estrutura interna mais organizada e controlada, a mesma equipe estaria gerando melhores resultados.
Muitas vezes o aplicado e gentil funcionário, simplesmente não veste a camisa da empresa e não está preparado e capacitado para exercer as suas funções com eficácia. Infelizmente muitos donos de empresa, não conseguem enxergar isso, pois esta situação faz parte ao dia a sai e o “patrão” acha o funcionário uma pessoa de confiança. Mas só isso é o suficiente? E a produtividade e resultados?
Muitas gráficas estão tendo redução da receita e inadimplência o que afeta imediatamente o fluxo de caixa. Quando isso acontece, o dono da gráfica vira um bicho e atira para todos os lados, o que acaba sendo um erro. O importante é fazer um PLANEJAMENTO e manter o FOCO. Aí sim a empresa passa a ter objetivos claros, conhecendo os caminhos a trilhar e eventualmente com ajuda externa, conseguirá sair do vermelho, antes que quebre de vez.
A observação dos CUSTOS e da PRODUTIVIDADE, assim como a redução de Não-Conformidades em todos os setores através ne Normas e Procedimentos de operação principalmente na área da Informação e Comunicação são de vital importância para que a gráfica passe a operar com uma boa margem de Lucro.
A todos uma boa semana.