O Programa de Desenvolvimento Associativo junto com a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP e em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizou na última quinta-feira (18), em João Pessoa, e sexta-feira (19) em Campina Grande o curso Encontro com Contadores com o tema “Novas Regras do Simples Nacional”.
O curso reuniu em João Pessoa 55 empresários, contadores e profissionais responsáveis por auxiliar as empresas no cumprimento das obrigações fiscais na sede do Conselho Regional de Contabilidade – CRC no Centro da capital paraibana. Já em Campina Grande a palestra foi proferida para 57 pessoas na sub-sede do CRC no bairro Catolé, pelo consultor da CNI, Niveson da Costa Garcia que explicou detalhes sobre o novo limite de faturamento das empresas, as novas regras de cálculo dos valores a serem pagos no Simples e alíquota efetiva, como também apresentou as novas tabelas que fazem parte da rotina contábil das empresas.
A abertura do Encontro em João Pessoa foi feita pelo presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado da Paraíba (SINDIPAN/PB), Romualdo Farias de Araújo e pelo Vice-Presidente do Desenvolvimento Profissional do CRCPB, Tarciso Martins. Em Campina Grande, a abertura foi realizada pelo Vice-Presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria de Campina Grande (SINDIPAN/CG), Afonso Luis de Melo.
Segundo o consultor da CNI, o Simples Nacional está passando por significativas mudanças em 2017 e os contadores precisam estar preparados, esclarecidos sobre todos os detalhes, no sentido de atender as indústrias com qualidade e responsabilidade necessárias. A maior de todas as mudanças é a elevação do faturamento para que as empresas possam aderir ao Simples que, em 2018, passa a ser de 4 milhões e 800 mil reais. Atualmente, o limite é de 3 milhões e 600 mil reais. “Com a elevação dos limites de faturamento, outras empresas que até então estavam fora do Sistema por conta do faturamento poderão aderir ao Sistema. Quem já está será beneficiado com a possibilidade de crescimento e quem não estava vai passar a ter um Sistema mais fácil e mais simples para cumprir suas obrigações tributárias”, explicou Niveson.
Ao final do curso os participantes responderam a ficha de avaliação onde puderam expressar suas opiniões a respeito do evento.
Para mais detalhes sobre o Encontro, os interessados podem entrar em contato com a gestão do PDA em Campina Grande através do telefone (83) 2101-5322.