Muitos dos comentários respondidos atenciosamente aqui no WebAr são sobre o vazamento de água pela evaporadora do ar-condicionado ou pela frente, no caso dos aparelhos Janela. Em aparelhos antigos e também em novos, pode acontecer o pinga-pinga e trazer dor de cabeça aos usuários.
Por causa disso, preparamos esse post explicando as razões desse problema – que pode ter origens diferentes – e trazendo as possíveis soluções para que isso pare de acontecer. Identifique o que está acontecendo com o seu ar-condicionado e saiba como agir:
Se o seu aparelho foi instalado há pouco tempo e desde os primeiros dias de uso já pinga água, pode ter certeza que a falha está no serviço de instalação. Os erros mais comuns nessa hora são: utilizar tubulação com diâmetro menor do que o sugerido pela fabricante; interligar diversos equipamentos na mesma tubulação; usar mangueiras sem caimento ou estranguladas; e ainda posicionar a evaporadora torta na parede. Desse modo, a melhor forma de solucionar o problema é refazer a instalação do aparelho.
Com o passar do tempo, é comum que os filtros do ar-condicionado fiquem sujos devido ao uso. Por causa disso, a falta de limpeza é a principal causa dos vazamentos de água, pois a sujeira acumulada no interior do aparelho bloqueia a passagem da água e com isso o vazamento no ar-condicionado acontece. Nessa hora, a dica é fazer a higienização e trocar os filtros do aparelho. Lembre-se que isso deve ser feito periodicamente e não previne apenas o pinga-pinga, mas outros problemas que podem surgir sem a limpeza.
Outro fator que pode desencadear o pinga-pinga é o dreno. Isso acontece porque o caninho do sistema de drenagem pode entupir, ocorrendo de tempos em tempos devido à sujeira e o lodo que se forma no seu interior. Além disso, a tubulação do dreno pode estar também desnivelada, jogando água para dentro do ambiente por estar mal direcionada. A dica é verificar a drenagem, ficando atento à limpeza e manutenção do ar-condicionado e de suas tubulações.
Os três problemas citados acima são os mais comuns que resultam no gotejamento da evaporadora do aparelho, mas também existem outras possibilidades, que não são tão recorrentes, tais como: mudança brusca de temperatura no ambiente; falha no sensor de degelo e alta umidade no ambiente.
Resumindo as ideias, se o seu aparelho é novo e foi instalado recentemente, a melhor maneira de solucionar é contatar o responsável pela instalação e solicitar o reparo. Mas se o seu ar-condicionado já tem mais de 3 anos de uso e começou a pingar água agora, a causa mais provável é falta de limpeza do aparelho e do sistema de drenagem. Portanto, o indicado é contratar um profissional especializado para verificar e realizar a manutenção.
Se precisar de indicação de técnicos para fazer esse serviço, acesse nosso Banco Nacional de Instaladores. Esperamos que o gotejamento seja resolvido e que o uso do ar-condicionado possa acontecer sem problemas.