Todos os dias, nos deparamos com situações delicadas na gestão de nossas empresas. A que mais chama a atenção é a falta de uma política pré-definida pela gestão, que acaba em algum ponto sendo a razão para a queda do “bastão”! O bastão é uma alusão ao objeto usado nas corridas de revezamento, onde o corredor anterior tem de entregar o bastão ao atleta que o precede. Caso o bastão não seja entregue de forma correta, o bastão pode cair ou no caso da demora, pode ser o fator crítico para a equipe perder a corrida.
Isso também acontece diariamente em nossas empresas. Em muitas o bastão cai, em muitas, é entregue com demora ou imperfeições e em poucas, é entregue no tempo certo e na forma ideal. Assim como toda empresa tem um gestor, toda equipe tem um técnico, e muitas vezes vimos o técnico cair pelo insucesso da equipe. Isso ocorre por uma questão de lógica, pois a forma de entrega do bastão deve ser idealizada e definida pelo gestor. A isso chamamos de Plano de Negócios ou com maior abrangência de Planejamento Estratégico.
O principal fato na corrida é que o bastão só pode ser solto pelo corredor da frente quando este tem certeza que o atleta que o segue o pegou adequadamente, ou seja, fazendo a analogia nas empresas, não dá para passar a informação adiante e com ela a sua respectiva responsabilidade, sem ter certeza de que esta informação foi adequadamente entendida.
Atualmente, as pessoas dizem: “passei no e-mail”, ou “te mandei uma mensagem”, ou, “deixei recado no teu Facebook”, ou ainda, passa uma informação enquanto a pessoa está conversando com outra, ou ao telefone, e assim, os “bastões” vão caindo pelo caminho e a informação ou custa a chegar, ou chega da forma errada, ou ainda, chega distorcida do que foi originalmente dito.
Este assunto é de responsabilidade do gestor, pois ele sim, deve desenvolver normas e procedimentos para que o bastão seja corretamente e agilmente repassado! Para isso, precisa desenvolver um nível de conscientização tal que a ideia seja comprada e incorporada pela equipe, que merece também, qualificação, treinamento, e ter à sua disposição, ferramentas adequadas e procedimentos internos bem definidos, assim como avaliação de desempenho onde suas ações possam ser computadas e reconhecidas, sempre com a utilização de um processo sistemático de planejamento, controle e ações corretivas.
Pense sobre o que está errado em sua empresa e aproveite essa oportunidade de crescimento, onde você pode tornar a sua dificuldade no seu maior diferencial.