Sindicer cede materiais sobre cerâmica vermelha para bibliotecas e instituições
20/02/2017
Por: Anayde Góis
O Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha Para Construção do Estado do Rio Grande do Norte (Sindicer-RN) inicia no mês de março de 2017 uma ação de doação de materiais do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/ProjetoEELA) para as Bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Rio Grande do Norte (pertencentes ao Serviço Social da Indústria – Sesi) e demais instituições, academias e bibliotecas do estado.
A ação será oficializada no dia 16 de março, às 16h, na Biblioteca Virgílio Urbano de Araújo – localizada na Avenida Duque de Caxias, no bairro das Rocas – momento em que serão entregues 40 kits com orientações para a indústria de cerâmica vermelha que contribuirão para a realização de pesquisas voltadas ao setor cerâmico.
Cada kit entregue portará os seguintes manuais: Manual de Licenciamento Ambiental para a Indústria de Cerâmica Vermelha no Nordeste, Manual de Fornos Eficientes, Manual de Eficiência Energética, Manual de Sistema de Secagem, Manual da Escolha de Biomassa Combustível e Manual de Uso Eficiente da Eletricidade.
Estes manuais - produzidos pelo INT/Projeto EELA - compõem um conjunto de ações e instrumentos que buscam informar sobre os métodos de uma produção mais eficiente, assim como mais limpa e sustentável, o que torna o material de grande importância para ceramistas e pesquisadores da área.
Projeto EELA
O Programa de Eficiência Energética na Indústria de Cerâmica Vermelha (EELA) visa contribuir no combate às mudanças climáticas por meio da redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) nas indústrias cerâmicas da América Latina e melhorar a qualidade de vida da população envolvida. Este Programa é financiado pela Agência Suíça de Cooperação Internacional (Cosude) e executado pela Swisscontact junto aos seus parceiros em sete países: Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, México e Peru.
No Brasil, a coordenação do programa está a cargo do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e conta com a parceria de diversos agentes, dentre os quais: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Florestal Brasileiro (SFB/MMA) e Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), entre outros.