A refrigeração é um processo de redução de temperatura, que ocorre dentro de um determinado espaço. Como o calor é uma forma de energia indestrutível, o sistema de refrigeração tem a função de retirá-lo de uma determinada substância, de um objeto ou de um espaço e transferi-lo para outro local.
Os principais sistemas de refrigeração são: sistema de refrigeração por compressão; sistema de refrigeração por absorção e sistema de refrigeração termoelétrica.
O sistema de refrigeração por compressão ou a refrigeração por compressão de vapor acontece através da circulação de um fluido ou gás refrigerante por um circuito fechado. Esse fluido absorve o calor e o dissipa em outro local. Esse sistema utiliza a energia elétrica e conta com cinco componentes: o compressor, o fluido refrigerante, o condensador, o evaporador, o elemento de controle (tubo capilar ou válvula de expansão) e o filtro secador.
Compressor: É o responsável pela sucção e compressão do fluido refrigerante, fazendo com que ele circule pela unidade.
Fluido refrigerante: Responsável por absorver o calor no evaporador (ambiente interno) e transferir ao condensador (ambiente externo).
Condensador: Responsável por liberar o calor para o ambiente externo.
Evaporador: É o trocador de calor, ele é responsável por entregar o calor do ambiente interno para o fluido refrigerante.
Elemento de controle (tubo capilar ou válvula de expansão): responsável por dar resistência à circulação do fluido refrigerante. Ele diferencia a alta pressão, no compressor e a baixa pressão, no evaporador.
Filtro secador: retira as impurezas e a umidade do sistema.
Diferente do sistema de refrigeração por compressão, o sistema de refrigeração por absorção não utiliza energia elétrica nem compressor e sua fonte de energia é o calor e os componentes utilizados são: gerador, condensador e absorvedor. Na refrigeração por absorção são utilizados dois tipos de fluidos, o fluido refrigerante e o fluido absorvente. O refrigerante remove o calor por evaporação e o absorvente absorve o vapor do refrigerante em baixas temperaturas.
O Sistema de refrigeração termoelétrica utiliza dois materiais diferentes para criar um gradiente de calor, utilizando a energia elétrica. Os dois materiais se encontram duas vezes, uma é no espaço refrigerado e outra é no meio ambiente. Ele funciona como uma bomba de calor, geralmente aplicado para o arrefecimento, mas também pode ser aplicado para o aquecimento.
A aplicação da refrigeração é dividida em cinco categorias: comercial, doméstica, industrial, transporte e condicionamento de ar.
A refrigeração doméstica é encontrada em geladeiras de uso doméstico e freezers. A capacidade de refrigeração desses equipamentos varia bastante. As temperaturas ficam geralmente de -8°C a -18°C, nos compartimentos destinados a congelamento e de 2°C a 7°C nos compartimentos destinados aos produtos que precisam apenas ser resfriados.
A refrigeração comercial e industrial se encontra em refrigeradores especiais e de grande porte. Nesse caso entram a refrigeração de alimentos e a de medicamentos. Os equipamentos são maiores do que os domésticos e geralmente as temperaturas de congelamento e estocagem ficam entre -5°C e -30°C.
A refrigeração marítima é encontrada a bordo de embarcações, geralmente em barcos de pesca para o transporte de cargas perecíveis. Já a refrigeração de transporte é encontrada em caminhões e vagões ferroviários refrigerados.