Em sua palestra, na manhã de ontem (4), no 2º Summit de Comunicação, em São Paulo, Walter Longo salientou que as mídias eletrônicas não devem ser vistas como antagonistas, mas sim como adicionais à comunicação impressa. No jornalismo, a informação digital deve primar pelo imediatismo, noticiando o “quê” e o “quando”; a impressa precisa focar o “porquê” e o “como”, desenvolvendo o tema para o aprofundamento do leitor.
O presidente do Grupo Abril lembrou que os blogs e as redes sociais marcaram o advento da “cultura autoral”, transformando jornalistas e não jornalistas em protagonistas da comunicação. Para fazer frente a essa tendência, as revistas e jornais estão investindo no protagonismo de seus jornalistas, enfatizando a autoria de seus textos e editoriais e os colocando nas chamadas de capa de matérias importantes.
Walter Longo também salientou a importância de as empresas criarem seu marketplace digital. Essa ferramenta de e-commerce permite, por exemplo, que os leitores de revistas e jornais comprem produtos que veem nas versões impressas e digitais dos veículos de comunicação. Isso também evidencia como é possível e necessária a integração do digital e do impresso.
O Summit
Com o tema “A Comunicação impressa é surpreendente desde sempre”, o 2º Summit de Comunicação reuniu ontem (4), no Hotel Pullman, Vila Olímpia, em São Paulo, agências de publicidade, clientes e veículos de mídia para disseminar informações, tendências, cases de criações gráficas inovadoras e vencedoras, mostrando a importância do impresso para o jornalismo, o marketing e a propaganda.
O evento, patrocinado pelo Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (SINDIGRAF-SP), com apoio da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF-SP) e ABIGRAF Nacional, foi concebido para as áreas de criação, mídia, produção gráfica de agências de publicidade e profissionais de marketing.