Impresso na campanha eleitoral confirma expectativa da indústria gráfica
27/09/2016
Por: Anayde Góis - com informações da Oficina de Comunicação
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de que a publicidade com materiais impressos lidera os gastos dos candidatos na campanha eleitoral 2016, confirmam expectativa da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional), ao lançar cartilha de orientação – Vote no Impresso – sobre as novas regras das campanhas e como potencializar o marketing político com peças gráficas.
Ainda de acordo com os dados, a prestação parcial de contas mostrou que foram gastos R$ 174,5 milhões com publicidade impressa, seguidos de R$ 103 milhões com combustíveis e lubrificantes e R$ 100 milhões com serviços prestados por terceiros.
“Os candidatos têm gastado mais na mídia impressa do que em programas de rádio, televisão ou vídeo, que somaram R$ 74 milhões em despesas. Os materiais impressos são cartazes, colas, santinhos e panfletos. Só em santinhos foram gastos cerca de R$ 38 milhões”, comenta Levi Ceregato, presidente da Abigraf Nacional.
A cartilha
Segundo Levi Ceregato, os dados confirmam a expectativa da Abigraf de que as mudanças nas regras eleitorais teriam impacto positivo na área gráfica. Por isso, antes do início da campanha eleitoral, a entidade produziu a cartilha “Vote no Impresso”, dirigida aos partidos, seus diretórios e candidatos, profissionais de comunicação e marketing da área política e jornalistas que cobrem o setor. Um dos propósitos da publicação, além de contribuir para o atendimento correto às novas regras da campanha, é promover a comunicação impressa num ano em que, devido às mudanças na legislação eleitoral, esse formato ganha mais importância como mídia de interação com o eleitorado.
“A cartilha, que aborda o planejamento estratégico da campanha eleitoral, slogan e regras para a produção dos materiais impressos, é apartidária e eminentemente técnica, focada em orientar políticos, assessores, candidatos e agências de propaganda a dialogar com eficácia com a sociedade, por meio da comunicação impressa”, salienta o presidente da Abigraf Nacional.