Indústria Gráfica comemora contratos, apesar da crise no setor
23/09/2016
Por: Anayde Góis
O Novo Jornal divulgou no último sábado (17) uma matéria sobre a Indústria Gráfica Potiguar, com a participação do presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Rio Grande do Norte (Singraf-RN), Vinícius Costa Lima, e de Francisco Fernandes, vice-presidente do sindicato. Confira:
“É um período que chove na horta”, é com essa definição que o vice-presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do estado (Singraf/RN), Francisco Fernandes, fala sobre como o período eleitoral aquece o setor de gráficas em Natal e no estado. Apesar do encurtamento das eleições, ele diz que o setor ainda comemora o aumento nas encomendas.
Na indústria gráfica, as mudanças não afetaram de forma significativa “É uma eleição mais curta e a gente percebe que o movimento é um pouco menor que a eleição anterior, mas ainda assim o mercado aqueceu porque estávamos sofrendo os efeitos da crise e as eleições recuperaram o setor nesse período”, diz Fernandes.
Os cartazes e santinhos ainda são os materiais mais utilizados pelos candidatos nas ruas e, por isso, mesmo com recursos reduzidos, os que pleiteiam cargos nestas eleições não abriram mão dos gastos com este tipo de material. “Todo candidato tem interesse em divulgar seu nome dessa forma. Isso não mudou”, enfatiza o empreendedor.
O período de eleições é tradicionalmente o de melhor desempenho no setor com acréscimo que varia de 80% a 100% nas encomendas. Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do estado (Singraf/RN), Vinicius Costa Lima, o mercado gráfico atende as campanhas publicitárias de duas formas, as offset trabalham com papel, santinhos, bottons, cartazes e não sofrem com as mudanças nas campanhas eleitorais.
“Porque a limitação de 50cmx40cm não é muito significativo, mas tem maior impacto nas gráficas de sinalização que trabalham com bandeiras, envelopamento de veículos e adesivos em tamanhos variados que era limitado até 4m²”, diz o presidente.
Esse último segmento das gráficas está sofrendo mais com a limitação para as imagens gráficas. “Esse mercado de adesivos trabalha com um acréscimo de 50% de encomendas. Antes chegava a 100%, mas isso não significa prejuízo, pelo contrário, ainda é motivo de comemoração”, explica Vinícius.
Contudo, o mercado gráfico está empregando por menos tempo. As contratações dos serviços era de 90 dias mas os funcionários temporários eram contratados por mais tempo. “A contratação das pessoas se faz necessária da mesma forma, mas por período menor. O material impresso continua sendo importante instrumento para a campanha”, ressalta.
Contudo, o mercado gráfico está empregando por menos tempo. As contratações dos serviços era de 90 dias mas os funcionários temporários eram contratados por mais tempo. “A contratação das pessoas se faz necessária da mesma forma, mas por período menor. O material impresso continua sendo importante instrumento para a campanha”, ressalta.
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