Papelarias devem investir em ampliação do mix para incrementar vendas
14/07/2016
As papelarias movimentam uma grande quantidade de itens. Dependendo do porte, um desses estabelecimentos pode abrigar de 3 mil a 15 mil produtos diferentes.
De acordo com Antonio Nogueira, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região (Simpa), ampliar esse extenso mix é um dos caminhos para atrair clientes e incrementar as vendas.
“O consumidor precisa sentir que a papelaria está pronta para atende-lo durante todo o ano, e não só no período de volta às aulas”, defende Nogueira. Para ele, excelência no atendimento e oferta de produtos diferenciados também contribuem para o sucesso do negócio”.
Para o dirigente, a Escolar Office Brasil, que acontece de 7 a 10 de agosto, é a melhor oportunidade para o varejo de papelarias se abastecer com novidades. “A feira é fundamental para nós. É uma vitrine para conhecer os lançamentos das marcas e decidir onde vamos investir”.
A Escolar Office Brasil reúne os lançamentos das principais marcas de produtos para papelarias, escolas e escritórios, antecipa as tendências da temporada e oferece conteúdo profissional qualificado. Nesta edição, 150 empresas expositoras apresentam novidades em cadernos, instrumentos de escrita e medição, mochilas, papéis em geral, embalagens, brinquedos e materiais didáticos e educativos, presentes, artigos para festas, papelaria fina, papéis em geral, suprimentos para escritórios e informática, produtos e serviços para escolas, entre muitos outros itens.
“A Escolar atende distribuidores e varejistas. É um fórum apropriado para reunião de toda a cadeia de papelaria em nível nacional”, avalia o presidente dos Distribuidores de Papelaria (Adispa), Sérgio de Medeiros Cirne.
Para ajudar os donos de pequenas empresas, a feira fez uma parceria com o Sebrae/SP para desenvolver atividades de capacitação. A Papelaria Modelo, por exemplo, é um espaço que ensina como renovar o ponto de venda e aumentar os lucros por meio da redistribuição do mix, visual merchandising e outras técnicas. Já o Ciclo de Gestão Sebrae-SP é composto por palestras rápidas sobre gestão e varejo, além da palestra macro “Caminhos para o Varejo”, sobre as novidades apresentadas na maior feira do varejo do mundo, a NRF 2016.
Outras atrações da feira voltadas ao varejo são o conjunto de palestras, oficinas e workshopsEscolar Experience, que demonstram a funcionalidade, utilidade prática, vantagens e diferenciais dos produtos dos expositores, e um Painel de Debates específico sobre licenciamento de personagens e seu potencial para aumentar as vendas.
Com informações da Primeira Página.