Arapiraca recebe Seminário de Ordenha Higiênica e Qualidade do Leite
07/07/2016
Por: Agência Alagoas
O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), realiza nesta quinta-feira (7), Seminário de Ordenha Higiênica e Qualidade do Leite, no auditório do Centro de Referência Integrado De Arapiraca (Cria).
O objetivo é capacitar os agricultores presentes em boas práticas de ordenha para a melhoria na qualidade do leite produzido na região, por meio de realização de palestra sobre o tema. A expectativa é receber cerca de 30 produtores de gado leiteiro dos municípios de Craíbas, Girau do Ponciano, Traipu e Arapiraca.
De acordo com a coordenadora da Cadeia do Leite pela Emater-AL, Fabiana Fontes, é necessário que os produtores de gado em Alagoas possam ter acesso a informações que os levem a otimizar a produção.
“Promover melhorias na ordenha vai gerar mais qualidade para o leite produzido no Estado, pois a chance de contaminação será ainda menor. O seminário vai passar boas práticas de higiene para esses produtores, que junto com a assistência contínua oferecida pela Emater aos produtores que fazem parte da chamada pública, irão agregar ainda mais valor ao seu produto”, afirma Fabiana Fontes.
A Emater-AL vai promover ainda o Seminário de Ordenha Higiênica e Qualidade do Leite, nos municípios de Delmiro Gouveia, Batalha e Santana do Ipanema.
Cartilha de Boas Práticas
Durante o seminário será distribuída a cartilha de Boas Práticas na Ordenha Higiênica Manual, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Tabuleiro dos Costeiros, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Emater Alagoas e com os agricultores familiares da cadeia produtiva do leite, das regiões do Alto Sertão, Médio Sertão, Agreste e Bacia Leiteira de Alagoas.
“O grande diferencial desse material é que ele foi produzido diretamente com os agricultores através de oficinas, envolvendo quatro regiões no Estado. Então, é um material feito pelo agricultor para o agricultor, onde ele é o ator principal dessa demanda”, destaca a superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater-AL, Rita de Cássia Lima.
Na cartilha, o agricultor vai encontrar o passo a passo de boas práticas na ordenha manual, garantindo a melhoria na qualidade do leite produzido em Alagoas.
Texto de Vinícius Rocha