As lajotas de cerâmica vermelha (tavelas como também são conhecidas) são elementos de enchimento de lajes conforme descrito nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) padronizadas pela NBR 14.859/2002 para lajes pré-fabricadas com requisitos unidirecionais- 1 e bidirecionais- 2.
Sendo consideradas como material inerte vazado elas são posicionadas entre as vigotas com a função de reduzir o volume do concreto que é depositado na laje e diminuir o peso da própria estrutura.
Lajes, plural de Laje (na grafia arcaica, Lage) é o termo que designa placa lisa de pedra ou outro material duro (concreto, cerâmica, etc.), utilizada em construções.
Recomendadas para todo tipo de laje as lajotas cerâmicas apresentam dimensões de até 20 cm e características específicas como bom isolamento térmico e acústico e impermeabilidade. Além disso, possui um valor melhor e de baixo custo no mercado, tem vantagem em relação ao isopor que é um material inflamável e que necessita de uma cola especial para o reboco.
As lajotas cerâmicas são incombustíveis (não se queima) assim como também adere melhor a massa de concreto e o gesso e a pintura sendo também 40% mais leve que a lajota de concreto garantindo maior produtividade.
A face interior das lajotas cerâmicas deve ser plana e as laterais com abas de encaixe para o apoio das vigotas, bem como ser isenta de partes quebradas ou trincas que comprometam o desempenho ou que permitam a fuga de concreto complementar, para isso é preciso ter dimensões padronizadas quanto a largura e o comprimento estabelecidos pela ABNT para evitar desníveis.
Aém disso, as lajotas de cerâmicas vermelhas são componentes sustentáveis, de baixo impacto ecológico e padronizado em todo o Brasil. A durabilidade elevada e os benefícios do uso em relação às lajotas de concreto e isopor tem acrescido o uso nas edificações, principalmente na construção de residências.