Designers alagoanas participam da 18º edição do Minas Trend em Belo Horizonte
25/05/2016
Por: ASCOM : : Unidade Sindical
Seis designers de joias e acessórios associadas ao Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest/AL), participaram, entre os dias 04 a 7 de abril, do Minas Trend Primavera/Verão 2017. A 18º edição do evento ocorreu no Centro de Convenções Expominas, em Belo Horizonte.
As marcas Lúcia Bastos, Mariah, Artsório, Gal Guerra, La Gaveta e Endy Mesquita apresentaram durante quatro dias no pavilhão de moda as suas coleções. Assim como todas as outras empresas presentes, elas passaram por um longo processo de treinamento e consultorias até estarem aptas a participar.
De acordo com Francisco Acioli, presidente do Sindivest/AL, o papel do sindicato de apoiar seus empresários na busca de abertura de mercado nacional e internacional, sem esquecer a qualificação dos mesmos. “Estamos realizados em poder representar o setor de vestuário de Alagoas com os trabalhos de nossas associadas. Expandir os produtos indústria local é o principal objetivo do Sindivest”, afirmou.
Ainda segundo o presidente do Sindivest, o Minas Trend teve é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento da visão macro do design e das tendências mundiais, no que se referem ao setor do vestuário, calçados, bolsas, joias e acessórios.
Para a próxima edição da feira, em outubro, Francisco Acioli explicou que a ideia é levar empresas alagoanas de vestuário. Ainda em processo de treinamento estão as seguintes marcas: Arthur Cavalcante, Nathália Amaral, Maneka, Gasoline, Manu Mortari e Linda Fulô. “Estamos felizes em poder levar além da parte de acessórios o vestuário, todo esforço está valendo a pena. Alagoas mais uma vez se fará presente e levando sua essência para a moda brasileira”, ressaltou o presidente do Sindivest.
Artsório
As irmãs Adriana e Juliana Gameleira, da Artsório, desde 2010 estão à frente da loja especializada em peças com a renda renascença. Como reconhecimento do trabalho em conjunto, a grife alagoana coleciona diversos seguidores nas redes sociais. Entre os projetos das designers, a exportação para outros países é um deles.
Em sua segunda participação no evento, a Artsório enviou Jucileide França de Andrade para Belo Horizonte. “Ela destaca que este ano a coleção foi inspirada nas bolsas e colares com pedrarias em tons de nude e azul claro. A estação pede mais leveza, os materiais que mais utilizamos foram os cristais turcos, os strass furta-cor e madre perola”.
A consultora explica que um dos principais objetivos da marca no Minas trend 18º foi à ampliação dos horizontes. “Nesta edição, conseguimos aumentar nossos contatos a nível internacional. O nosso mercado até agora era focado local, mas nesta edição do Minas tivemos a alegria de receber compradores das mais variadas nacionalidades”, disse.
La Gaveta
Embarcando pela primeira vez no mundo do atacado, a designer Marcela Tenório, enxergou no evento a oportunidade para começar a comercializar seus produtos em outras regiões do Brasil. “Senti uma grande aceitação dos produtos da minha empresa, muita gente parou para olhar e elogiar as peças. Levei produtos voltados a atender diferentes estilos e percebi que todos foram bem recebidos. Minha peça-chave foi o maxicolar, todo bordado a mão cuidadosamente, relatou”.
A empresária informou que os bordados chegaram a chamar atenção de uma compradora do Japão.” Foi muito engraçado, ela me falou que nunca havia visto algo tão diferente e que a delicadeza das minhas peças as encantaram. Após esse feedback maravilhoso, entendemos o quão alto a nossa marca conseguiu chegar”, relatou Marcela.
Gal Guerra
Para a designer o evento traz muitas vantagens para as empresas que participam. A primeira é que traz novos nichos de mercado. A segunda é conhecer novos representantes. “Tive a oportunidade de conhecer a essência da moda, bem como inovações e orientações de melhorias para os produtos produzidos pela nossa empresa”, informou Gal Guerra.
A empresária explica que para a próxima edição do Minas Trend - (Coleção Outono-Inverno) a marca irá trabalhar um equilíbrio de acessórios com designer de produtos ousados e minimalistos mantendo a essência da nossa marca.
Lúcia Bastos
Pela terceira vez na feira, a designer Lúcia Bastos, revela que a experiência permite mais conhecimento e inspiração na busca pela qualidade na produção das joias, a cada edição um novo aprendizado. “Desta vez, apresentamos uma coleção maior, pudemos levar muitas peças para pronta entrega, que é uma necessidade do lojista que procura as marcas de acessórios que estão ali expondo. Pude também adequar as peças ao gosto das clientes do Sul e Sudeste que é um pouco diferente das mulheres nordestinas.”, considerou.
A alagoana também destacou a importância do Sindivest para que sua empresa alcançassem novos rumos. “Foi a partir desse apoio que o sindicato ofertou que pude representar o potencial do meu trabalho. Fazer parte de um sindicato que realmente luta por seus parceiros é gratificante e nos dá estimulo para aprimorar nossos produtos”, explicou.
Endy Mesquita
É o segundo ano consecutivo que a Designer Endy Mesquita marca presença no Minas Trend. Para 2016 a jovem realizou uma pesquisa para descobrir as peças que despertaram atenção na última edição. Endy ressaltou que os compradores de acessórios se procuram produtos com um diferencial para atender a demanda ela apostou em variações de Body Chain, peça que foi seu carro chefe na última edição do evento, explorando os metalizados (prata, dourado e ouro velho).
“Conseguimos manter contato com praticamente 80% dos compradores da edição anterior, graças a esse contato estudamos melhor tudo o que traríamos para a essa edição e deu super certo. Vemos o Ateliês Endy Mesquita crescendo e colhendo os frutos a cada aparição nesse evento incrível que é o Minas Trend”, destacou.
Mariah Dória
A designer Mariah Dóriah também representou o Estado de Alagoas no Minas Trend 2016 e garante que a experiência vale a pena. “A participação na feira foi essencial para a entrada no mercado de moda internacional, além disso, consegui expandir meus contatos e trocar experiências com outros empresários do setor”, completou.
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