Toda empresa que possua ativos deve estar a par da importância da norma NBR ISO 55000, em vigor no Brasil desde o início de 2014, e que se aplica a qualquer tipo de ativo. Mas o que são ativos? Ativo é algo que tem valor real, ou potencial, para uma organização, e que para ser gerido necessita de uma gestão de ativos, definida pela Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (ABRAMAN) como “a atividade coordenada de uma organização para produzir o valor dos ativos, que envolve equilibrar os benefícios de custos, riscos, oportunidades e desempenhos”. A gestão de ativos é um mecanismo que transforma os objetivos das empresas em decisões, planos e atividades que garantam valor para as empresas.
Empresas que desejam adotar a norma devem definir seus principais objetivos, definir o escopo, envolver as áreas relacionadas aos ativos e também determinar um plano de trabalho. Ao mesmo tempo é fundamental designar quem fará parte da implementação da NBR ISO 55000, treinando esses profissionais. Ao implementar essa norma, as empresas se beneficiam com conformidade e transparência com as exigências legais, estatutárias e regulatórias, análise crítica para melhoria dos processos, procedimentos e desempenho dos ativos, qualidade das informações a respeito do investimento em ativo, permitindo um melhor processo de decisão e melhoria no retorno sobre investimento e reduzindo assim custos operacionais. Além disso, a NBR ISO 55000 também ocasiona melhoria na conservação de recursos, sustentabilidade da operação e da organização.
Para Thiago Flumian Marques, da Deloitte, adotar a NBR ISO 55000 requer sacrifícios, mas é possível desfrutar das vantagens rapidamente. Marques destaca o seguinte trecho da norma. “O processo de implementação de um sistema de gestão de ativos pode exigir um esforço significativo, no entanto, a organização não precisa esperar até que todo o sistema esteja totalmente em operação para começar a usufruir de seus benefícios. Os resultados rápidos, em áreas como redução de riscos, identificação de oportunidades e melhoria de processos podem ser identificados no início da implementação e explorados para demonstrar retornos e ganhar maior apoio das partes interessadas”.
Quanto aos fornecedores e fabricantes de mobiliário, seus maiores desafios são a obtenção de certificados, redução de custos, flexibilidade e disponibilidade das linhas de produção para atender ao mercado e disponibilização de produtos melhores. Fatores que a NBR ISO 55000 também pode colaborar, já que fornece um melhor equilíbrio entre risco, custo e desempenho, uma vez que as decisões deixam de lado a intuição e passam a ser tomadas sobre dados estruturados e válidos, proporcionando dessa maneira uma visão clara e alinhada de todo o ciclo de vida dos ativos, permitindo assim um melhor controle sobre fatores como aquisição, operação, manutenção e descarte.