Recebi um comentário do leitor Willian com o seguinte pedido "gostaria de me informar como é feito a verificação ou uso da pistola estroboscópica e o ajuste do ponto de ignição de uma forma nítida, tipo passo a passo tem jeito?", e decidi desenvolver este texto onde vou explicar de uma forma simples como se faz uso da Lâmpada Estroboscópica também conhecida como Lâmpada de Ponto de Ignição.
Seria impossível explicar em um post simples lampada de pontocomo verificar o ponto de ignição de todos os carros, pois cada modelo tem seu avanço especifico e outras individualidades como o uso do Shorting Plug para travar o ponto de ignição alguns modelos VW ou até mesmo a necessidade de se fazer um jumpear no conector de diagnostico como acontece em alguns modelos da GM. Por isso decide escolher um modelo para que sirva de exemplo e para que o entendimento fique mais fácil.
O veiculo escolhido foi o Santana Quantum 2.0 Mi ano 2002:
Veja outras Dicas Do Santana:
Os passos 5, 6 e 12 são específicos do modelo citado.
Faça uma verificação em todo sistema de ignição: velas de Ignição, cabos, tampa do distribuidor, rotor e bobina, para que seja eliminado qualquer defeito que possa alterar o resultado do procedimento;
Ligue o carro e deixe funcionando em marcha lenta até o eletroventilador armar por duas vezes;
Fixe as garras da Lâmpada de ponto obedecendo a seguinte ordem: Garra vermelha no positivo e garra preta no negativo da bateria do carro;
garras da lampada de ponto
localize o cabo de vela do 1° cilindro e conecte a garra indutiva da sua lâmpada de Ponto de Ignição. Lembrando que nesta garra tem desenhado um seta e esta deve apontar para a vela;
pinça indutiva
Retire o Shorting Plug e desligue o carro;
shorting plug santana
Aguarde 10 segundos e de partida novamente;
Se sua lâmpada de Ponto for com controle de avanço, ajuste o avanço para o grau especifico do carro neste caso 9°
lampada de ponto com regulagem do avanço
Aperte o gatilho e direcione o feixe de luz para o local onde esta a marcação do ponto de ignição neste caso é no volante do motor;
ponto no volante do motor
No caso da lâmpada estroboscopica com regulagem de avanço você você vai obter a marcação OT no volante, mas se for sem controle de avanço a marca que vai aparecer é em graus que neste carro é 9°, sendo que estas marcações devem bater com uma indicação fixa que no exemplo é uma espécie de seta na caixa;
.Se a marcação bater com o a indicação fixa citado a cima o carro esta com o ponto de ignição correto se não devemos prosseguir com o procedimento;
.Solte o parafuso que fixa o distribuidor e com a pistola estroboscopica de apontada para o volante dê leves toques no distribuidor para a direita ou para a esquerda até obter o ponto necessário, apôs consegui-lo reaperte o parafuso;
distribuidor e parafuso
Encaixe o Shorting Plug e desligue o carro, aguarde 10 segundos e de partida novamente;
Confira o funcionamento do veiculo.
Esta técnica deve ser aplicada por um profissional, pois pode acarretar em mau funcionamento do motor.