Debates sobre planejamento estratégico e palestras de benefícios para o setor de reparação de veículos marcaram a reunião do Sindirepa Nacional com os sindicatos estaduais, no dia 27 de novembro, no Rio de Janeiro. Além da mesa-redonda para discutir temas como acordos de cooperação e câmaras setoriais de mecânica e colisão, o encontro também contou com apresentações da Ultracar, especializada em software de gestão automotiva, e do Instituto de Competência Empresarial (ICE), que revelou resultados do Programa de Melhoria de Processos em oficinas de Belo Horizonte.
Em seu discurso de abertura, o presidente do Sindirepa fluminense, Celso Mattos, ressaltou a importância do investimento em produtividade nos dias atuais:
“Precisamos estar atentos a uma nova variável que se chama produtividade, uma forte bandeira para o aumento de competitividade das nossas empresas. Ao mesmo tempo, continua sendo imprescindível a identificação da demanda para continuar alimentando as empresas com fluxo contínuo de serviços”, pontuou.
Em seguida, o presidente do Sindirepa Nacional e do Sindirepa-SP, Antonio Fiola, comemorou a recente retomada de crescimento do setor. Fiola explicou que a queda da venda de novos veículos intensifica a atividade de reparação.
“Os resultados de 2015 já são muito melhores que os do ano passado. E acredito que 2016 será promissor para nós, pois a crise do setor automobilístico deve continuar, levando os consumidores a adiar decisões de compra, o que contribui para o aquecimento do mercado de reparação de veículos”, destacou.
Ultracar busca parceria com os sindicatos
O diretor da Ultracar, Fábio Moraes, demonstrou como a empresa vem investindo em treinamento e na realização de cursos de gestão financeira, fiscal e pessoal. O executivo ainda reforçou a importância da parceria entre os sindicatos patronais e a Ultracar, a partir da cooperação em análises de mercado e atuações no setor.
“Nosso foco não é mais vender sistemas, e sim ajudar as oficinas a prosperarem. E como a Ultracar e os sindicatos têm o mesmo objeto em comum, as oficinas, uma maior troca de informações e parcerias em eventos e ações favorecerá a todos, principalmente os empresários”, conjecturou o diretor.
Ainda na parte da manhã, o diretor de Assuntos Institucionais do Sindirepa Nacional, Luiz Sérgio Alvarenga, mediou debates sobre a ampliação do equilíbrio entre as entidades e problemas estruturais de cada sindicato. Sobre as câmaras setoriais de mecânica e colisão, o diretor do Sindirepa-MG, Carlos Henrique Moraes, e o vice-presidente do Sindirepa-SP, José Nogueira, sugeriram alternativas de melhorias pontuais para cada estado.
“É importante encontrarmos os requisitos mínimos a todos os estados para darmos um passo à frente, sem perder de vista o que já conquistamos. A partir desses encontros, nós detectamos dificuldades e agregamos os Sindirepas para estabelecer unificação”, relatou Alvarenga.
Projeto Lean Oficinas beneficia empresas em Minas
Na parte da tarde, o Instituto de Competência Empresarial (ICE) apresentou resultados do Projeto Lean Oficinas, através do Programa de Melhoria de Processos, promovido em parceria com o Sebrae. Através de técnicas de otimização do tempo e da produção, o programa orientou 11 oficinas de Belo Horizonte (MG) durante cinco meses, impulsionando a produtividade e elevando os lucros líquidos das empresas.
“Para cada real investido, o retorno médio às empresas participantes foi de 94 reais. Medidas como flexibilização da hora de almoço e redução do desperdício e do tempo de locomoção são alguns dos pontos-chave para o progresso produtivo e financeiro”, sinalizou o consultor empresarial Albert Gil, do ICE.
Um dos empresários beneficiados pelo projeto foi o presidente do Sindirepa-MG, Carlos Ramon de Melo, dono da Oficina Carrera, na capital mineira. A reestruturação em seu negócio reduziu 3.960 horas ociosas por ano e elevou a produtividade em 17%.
“O mais importante é se dedicar ao projeto. Tivemos poucos custos durante o processo de implantação, e os resultados são tangíveis. O trabalho realizado foi sensacional”, comemorou o presidente.
A diretora do ICE, Silvana Rizzioli, explicou sobre a possibilidade de o programa ser realizado em oficinas de outros estados. Após a inscrição e a aprovação do Sebrae, os profissionais do instituto poderão realizar os diagnósticos e avaliar as necessidades.
“Estamos semeando uma nova cultura, um novo olhar, com foco na redução do desperdício. Nossa equipe tem experiência no setor automotivo e uma base de conhecimento elevado. Oferecemos uma alternativa de consultoria qualificada para otimizar a produção e reduzir os gastos”, garantiu Silvana.
Aplicativo indicará a localização de oficinas
Visando o aperfeiçoamento das ações do sindicato, o Sindirepa está investindo no desenvolvimento de um aplicativo de localização de oficinas sindicalizadas. Apresentado pelo diretor da empresa de tecnologia iconeSeg, Marcus Vinicius Martins, o projeto auxiliará clientes na procura por serviços de reparação de veículo, disponibilizando ainda a avaliação dos usuários por atributos, como higiene e limpeza, prazo de entrega, qualidade do serviço e atendimento.
“Este é um novo serviço que o Sindirepa prestará às oficinas associadas e a seus clientes. As empresas terão maior atração de usuários, além de receber um feedback do serviço oferecido através das avaliações. Os clientes e as oficinas só terão a ganhar com o novo app, que também será divulgado pelo corretor de seguros”, explicou Marcus.
O aplicativo será gratuito e deve estar disponível a partir do primeiro trimestre do ano que vem. O diretor relatou ainda que a empresa já tem um exemplo de sucesso para corretores: “Outro aplicativo, o iSeg, existe há seis meses e já conta com 2.600 usuários”.