Organizado pelo Sistema FIRJAN, através da Gerência de Desenvolvimento Setorial, o Giro Moda com Tendências para Alto Verão do dia 30 de julho adiantou as macrotendências de comportamento que devem nortear as coleções da estação mais aguardada do ano. Na sede da Federação, no Centro do Rio de Janeiro, o evento apresentou tendências de comportamento e consumo, tecnologia e inovação observadas em duas feiras de Paris – Mode City e Interfelière – e cinco de Berlim – Bread and Butter Berlim, Bright, Seek, Panorama e Premium.
As palestrantes Milena Cariello, Carol Fernandes e Ariane Alves visitaram também a cidade de São Petersburgo, na Rússia, e apontaram estilos, combinações e cores marcantes nas ruas e nas vitrines das lojas da cidade. Antes da apresentação das especialistas, Antônio Cesar Berenguer, vice-presidente do CIRJ, fez um breve discurso para abrir o encontro:
“O setor de moda é importante para todos, não apenas para empresários, mas para toda a população, já que é um dos que mais empregam no estado. Por isso, é preciso inovar e ter o interesse em buscar novos estilos”, destacou.
Antônio Cesar Berenguer, vice-presidente do CIRJ, abriu o evento na sede da FIRJAN (Foto: Fabiano Veneza)
FEIRAS
Voltadas para empresários, fabricantes e consumidores da indústria de trajes de banho e lingerie, as feiras francesas Mode City e Interfelière inovaram com desfiles técnicos de dançarinos e atletas de nado sincronizado para promover os novos trajes de praia e fitness.
Decididos em oferecer serviços e produtos atrativos ao público, os organizadores disponibilizaram um espaço de convivência, com poltronas para descanso, minisalões com manicures e cabelereiros, além de estandes com recordações das feiras.
“Estas feiras buscaram promover o conceito praia, incentivando a aproximação entre as pessoas e a troca de experiências”, lembrou Ariane Alves, analista de moda.
Assim como em Paris, as feiras de Berlim também tiveram a preocupação com um ambiente integrador e agradável ao público. Até a BBB (Bread and Butter Berlim), a mais estruturada, tradicional e restrita, apostou em inovação e comunicação do espaço com os visitantes.
Lado a lado, para facilitar o acesso e compartilhar o mesmo segmento consumidor, a Bright e a Seek promoveram um clima descontraído e informal, atraindo um público contemporâneo e jovem, que chegava de bicicleta e skate.
As palestrantes elogiaram a originalidade das feiras alemãs (Foto: Fabiano Veneza)
A Panorama e a Premium não ficaram para trás no quesito integração. Com pavilhões ligados por túneis com animações e cenários lúdicos (com cogumelos gigantes e carros coloridos, por exemplo), a primeira reforçou o conceito “Pensar o Amanhã”. Já na segunda, os visitantes puderam literalmente vivenciar o espaço, construído como um “labirinto”, a partir de um pátio central conectado com todos os ambientes da feira.
“A Alemanha respira comportamento, não apenas a moda em si. E Berlim é um grande exemplo de como o mercado pode se reposicionar e se transformar, recorrendo a todo tipo de oportunidade do dia a dia, sem ficar apenas preso às datas comemorativas, como fazemos aqui no Brasil”, pontuou a especialista de moda Carol Fernandes.
RUAS
Fora do ambiente das feiras e dos desfiles, as ruas dos grandes centros europeus já sinalizam novos comportamentos e estilos. Das cidades visitadas, São Petersburgo, na Rússia, foi a que mais surpreendeu pela criatividade e pelo clima descontraído e vívido.
Com misturas impactantes, como o azul royal e o limão siciliano, as russas também têm arriscado diferentes tonalidades do rosa em saias e vestidos. Outras cores que se destacam pelas ruas são flamingo, lavanda (entre o lilás e o roxo) e índigo blue.
O mundo da moda, porém, não se alimenta apenas de cores vibrantes e abertas. Para qualquer fabricante, as coleções de cores neutras e básicas são essenciais. Portanto, roupas lisas e limpas em branco, preto, bege e marrom não devem sair do catálogo. O cinza também não pode ficar de fora, pois serve de curinga em diversas situações.
“Para compor o mix de produtos, é importante sempre produzirmos a blusa branca e a cinza que vai combinar com a calça estampada, por exemplo”, lembrou Ariane Alves.
Evento apresentou novos comportamentos nas ruas de cidades europeias (Foto: Fabiano Veneza)
Uma tendência contemporânea observada em todas as cidades são as diferentes combinações do jeans. Das calças “detonadas” e rasgadas aos macacões em forma de maiô e estilo mecânico, o jeans está presente no dia a dia dos jovens. Até mesmo o jeans manchado, típico dos anos 1990, voltou a imperar.
“Por ter um aspecto mais informal, o jeans tem o poder de aproximar as pessoas e trazer mais intimidade”, ressaltou Milena Cariello, especialista de moda.
Estampas no estilo boho (mistura de hippie, étnico e folk), já massificadas, dão lugar às chamadas estampas “Into the Wild” (ou “Selva”, em português), com figuras embaraçadas de animais selvagens.
Outras tendências para o verão são as blusas com decotes em V (na frente e atrás) e as combinações em xadrez. Os franjados, principalmente em shorts jeans, também continuam em alta para a estação mais quente. Para os pés, as especialistas recomendaram “sandálias gladiadoras”, muito encontrada nas cidades europeias: “Além de fresca, é confortável e prática”, comentou Milena.
Ao final, a especialista ainda destacou a importância do investimento em tecnologia. Algumas marcas internacionais, por exemplo, já repercutem a ideia das minifábricas, espaços dentro das lojas para a produção personalizada.
“Todos nós vivemos situações em que o formato ou a cor de determinada roupa não nos agrada tanto. No futuro, essas minifábricas poderão adequar a roupa ao gosto do cliente”, explicou a especialista.
Para o microempresário que não possui tantos recursos, a palestrante sugeriu a busca por nichos na sociedade que não figuram entre os principais alvos da indústria da moda. Milena Cariello citou segmentos como gestantes e plus size (tamanhos especiais), que ainda carecem de atenção mais especial do mercado.