Fortaleza Brazil Stone Fair
30/04/2015
O setor da rocha ornamental no Estado do Ceará, é bastante recente, remontando ao final dos anos 1980, quando iniciaram-se as primeiras extrações no Estado. Deve ser ressaltado, que temos o granito mais reverenciado nas grandes obras realizadas no Brasil, que é conhecido mundialmente como Branco Ceará. O novo terminal aeroportuário de Guarulhos, utilizou cerca de 72.000m² deste Granito, que foi fornecido por duas empresas cearenses.
No tocante aos “Quartzitos” existe quase que uma supremacia naqueles de coloração clara e branca, inclusive já atraindo importantes grupos capixabas para a extração de blocos. Em relação aos Limestones, provenientes da chapada do Apodi, lideramos as pesquisas, fomos os pioneiros e detemos uma boa supremacia no fornecimento para todo o Brasil e inclusive o exterior.
Atualmente o Estado do Ceará é uma das fronteiras mais importantes do Brasil, no tocante aos granitos exóticos e super exóticos.
O núcleo de marmorarias é composto por aproximadamente 220 empresas que estão distribuídas ao longo de todo o Estado, com mais ênfase junto aos principais núcleos urbanos.
O parque industrial do Estado está em fase de renovação, e cinco teares multifios, que representa a maior inovação tecnológica no setor das rochas ornamentais, já estão instalados na região.
Deve ser ressaltado que na extração de Granito, o Ceará sempre esteve na vanguarda brasileira e foi um dos primeiros Estados a incrementar o uso das máquinas a fio diamantado, ainda no início dos anos 90.
Atualmente existem cerca de 16 empresas do sudeste do Brasil atuando na extração de blocos em solo cearense, evidenciando o grande potencial mineral do Estado.
Temos hoje o segundo maior parque industrial nacional, e isto num médio prazo, consolidará o Estado do Ceará como o terceiro mais importante polo de rochas ornamentais do Brasil.